Lifecycle Management

Consulte também Logs do Lifecycle Management.

Dica de Migração: Nomenclatura

Para migração completamente automatizada, os ambientes de Desenvolvimento, Teste e Produção devem ser idênticos em termos de nomes, incluindo nomes de origens de dados, nomes de grupo provisionados do Native Directory, aplicativos e grupos de aplicativos. A nomenclatura idêntica é especialmente importante entre os ambientes de Teste e Produção, onde etapas manuais muitas vezes são inaceitáveis.

A nomenclatura idêntica nem sempre é possível, pois alguns nomes de aplicativo dos produtos incluem nomes de servidor, que exigem edição manual de informações de provisionamento. Nos casos em que os nomes de aplicativo forem diferentes, você deverá editar manualmente as informações de provisionamento antes de importar um aplicativo.

Problema ao Carregar o Instantâneo do Artefato

Problema: O carregamento do Instantâneo do artefato falha com a seguinte mensagem de erro:

Failure of Web Server bridge: Internal processing error

Nota:

Esse problema ocorre quando a reinstalação (supondo que a instalação anterior foi desinstalada corretamente) é executada na mesma máquina por um usuário diferente.

Solução: certifique-se de que /tmp/_wl_proxy tenha acesso de gravação e memória suficiente para gravar temporariamente os dados do instantâneo do artefato.

Erros de Memória Insuficiente em uma Implantação Compacta

Problema: Em um ambiente de 64 bits, executar um Oracle Hyperion Enterprise Performance Management System Lifecycle Management para artefatos do Oracle Hyperion Planning em uma implantação compacta gera erros de memória insuficiente nos logs do Oracle Hyperion Foundation Services.

Solução: Aumente a configuração de tamanho máximo da pilha para o servidor gerenciado do Oracle Enterprise Performance Management System implantado no Oracle WebLogic Server:

Windows – Edite o Registro do Windows para EPMServer0 sob o nó HKLM/Hyperion Solutions.

Comparação de Ambientes

Problema: Você precisa comparar dois ambientes, como Desenvolvimento e Teste.

Solução: Exporte os artefatos para o sistema de arquivos e use um utilitário de comparação (como Beyond Compare) para ver as diferenças de artefatos XML e texto.

Inicialização do Shared Services

Problema: Você não pode iniciar o Oracle Hyperion Shared Services Console.

Solução: Ao iniciar o Shared Services Console, use um nome de servidor totalmente qualificado no URL; por exemplo, http://web_Server:Porta/interop/index.jsp.

Falha de Exportação

Problema: A exportação de artefatos falha porque a senha do usuário para um arquivo de exportação do Lifecycle Management contém chaves ({ }).

Solução: Não use chaves em senhas de usuários.

Tempo Limite do Lifecycle Management para Importações de Artefato

Problema: A importação de artefatos usando o Lifecycle Management atinge o tempo limite após uma hora (com todos os serviços em execução) e uma mensagem de erro semelhante à seguinte é gravada no SharedService_LCM.log:

2011-07-19T03:03:36.066-07:00] [FoundationServices0] [ERROR] [EPMLCM-30052] [oracle.EPMLCM] [tid: 173] [userId: <anonymous>] [ecid: 0000J51cbhmFW7P5IfL6if1E2XZW000574,0] [SRC_CLASS: ?] [APP: SHAREDSERVICES#11.1.2.0] [SRC_METHOD: ?:?] Falha ao conectar com "http://server name:19000/awb/lcm.executeAction.do" durante a importação do aplicativo - "<applicationName>". Código de status recebido - "503" com mensagem de erro - "Serviço Temporariamente Indisponível". Causa possível do erro de Servidor Desativado ou Não acessível.

Nota:

Esse erro não indica necessariamente que a importação dos artefatos falhou. Verifique o status dos jobs de importação no Console de Jobs para verificar se ocorreu uma falha. Se o job de importação indicar uma falha, provavelmente, não se trata de um problema de tempo limite, devendo ser investigado mais a fundo, começando com os resultados de importação anexados.

Se os jobs de importação no Gerenciador de Jobs não mostrarem falhas, a migração de artefatos não foi anulada e poderá ser concluída com êxito. Você pode verificar o andamento dos respectivos IDs de job no Console de Jobs da Biblioteca.

O servidor Web do Oracle HTTP Server pode ser configurado para tempo limite se um job levar mais tempo do que um período predefinido. Quando o Oracle HTTP Server é usado com o WebLogic Server, o tempo limite padrão é definido para 3600 segundos (uma hora).

Solução: Aumente o tempo limite do servidor Web do Oracle HTTP Server. Modifique ou adicione a propriedade WLIOTimeoutSecs com um valor que englobará a duração das tarefas típicas de migração. Além disso, defina Idempotente como DESATIVADO. Faça essas alterações no arquivo de configuração mod_wl_ohs.conf localizado em: EPM_ORACLE_INSTANCE/httpConfig/ohs/config/OHS/ohs_component. Por exemplo, para o Oracle Hyperion Profitability and Cost Management:

<LocationMatch ^/profitability> 
SetHandler weblogic-handler 
WeblogicCluster server name:port 
WLIOTimeoutSecs 60000 
Idempotent OFF 
WLSocketTimeoutSecs 6000 
</LocationMatch> 

ou para o Planning:

<LocationMatch ^/planning> 
SetHandler weblogic-handler 
WeblogicCluster server name:port 
WLIOTimeoutSecs 60000 
Idempotent OFF 
WLSocketTimeoutSecs 6000 
</LocationMatch> 

Você também pode tentar ajustar o tempo limite do token do SSO. Para obter instruções, consulte o Guia de Administração da Segurança de Usuário do Sistema Oracle Enterprise Performance Management.

Diagnóstico do Lifecycle Management

Problema: Os usuários do Lifecycle Management devem analisar a atividade do Lifecycle Management durante uma migração problemática.

Solução: Altere o nível de log para TRACE:32:

  • Para alterar o nível de log de todas as migrações executadas no utilitário de linha de comando (Utility.bat ou utility.sh), edite o arquivo logging.xml em EPM_ORACLE_INSTANCE/Config/FoundationServices.

    O log de depuração é gravado em EPM_ORACLE_INSTANCE/diagnostics/logs/migration/LCM_timestamp.log.

    O conteúdo da depuração é gravado na pasta EPM_ORACLE_INSTANCE/diagnostics/logs/migration/Debug_sequence_id.

  • Para alterar o nível de log de migrações executadas no Oracle Hyperion Shared Services, edite o arquivo logging.xml em MIDDLEWARE_HOME/user_projects/domains/EPMSystem/config/fmwconfig/servers/FoundationServices0.

    O log de depuração é gravado em MIDDLEWARE_HOME/user_projects/domains/EPMSystem/servers/FoundationServices0/logs/SharedServices_LCM.log.

    O conteúdo da depuração é gravado na pasta EPM_ORACLE_INSTANCE/diagnostics/logs/migration/Debug_sequence_id.

Lifecycle Management e Financial Management

Definições de Conectividade e Configuração de Serviços da Web do HFMLCMService

Para que o Serviço Web do LCM seja executado corretamente, o Serviço Web do LCM (HFMLCMService) deve existir no servidor Web do Microsoft IIS, assim como os valores para executionTimeout e quaisquer modificações nas propriedades maxRequestLength em Web.Config devem estar corretos.

Para verificar a conectividade com o HFMLCMService, vá para http://HFM_WEBSERVER/HFMLCMService/LCMWS.asmx.

Se o serviço estiver sendo executado corretamente, uma página que contém os nomes dos métodos do Serviço Web do LCM será exibida.

Para modificar as propriedades executionTimeout e maxRequestLength HFMLCMService:

  1. Em um editor de texto, abra Web.Config em EPM_ORACLE_HOME/products/FinancialManagement/Web/HFMLCMService.

  2. (Opcional) Para artefatos muito grandes do LCM, aumente os valores de executionTimeout (em segundos) e maxRequestLength (em kilobytes) na seguinte linha:

    <!-- Maximum value allowed is 2GB - Currently set waiting time to 1hours, 1.5GB data transfer-->
        <httpRuntime executionTimeout="3600" maxRequestLength="1572864" />

    Cuidado:

    Uma modificação incorreta causaria a falha do Serviço da Web do HFMLCM.

  3. Salve e feche Web.Config.

  4. Redefina o servidor Web do Microsoft IIS (iisreset).

Definição de Tempo Limite para Comunicação do Servidor no Gerenciamento do Ciclo de Vida

Problema: As comunicações do Servidor do Lifecycle Management atingem o tempo limite antecipadamente.

Solução: Aumente o valor de HFM.client_timeout nas propriedades do componente SharedServices; o valor recomendado é 60 ou mais alto. Essa propriedade controla por quanto tempo (em segundos) o Servidor do Lifecycle Management se comunica com o Serviço Web do Lifecycle Management no Oracle Hyperion Financial Management.

Para alterar o valor do tempo limite:

  1. Faça logon no Shared Services e explore Metadados de Implantação no grupo de aplicativos do Foundation.

  2. Expanda Shared Services Registry, o nó Foundation Services e o nó Shared Services.

  3. Clique com o botão direito do mouse em Propriedades, selecione Exportar para Edição e salve o arquivo exportado.

  4. No arquivo salvo, aumente a configuração HFM.client_timeout.

  5. No Shared Services, clique com o botão direito do mouse em Propriedades, selecione Importar após Edição e importe o arquivo de propriedades editado.

    A alteração entra em vigor na próxima migração.

Log do Financial Management e do Shared Services

Problema: Log e diagnóstico não estão habilitados.

Solução: Defina o Financial Management para registrar automaticamente todas as atividades de modo a fornecer uma trilha de auditoria que possa ser usada para diagnosticar problemas.

Cuidado:

Ative o registro em log e o diagnóstico somente quando necessário. Ativá-los afeta o desempenho, especialmente com migrações grandes.

Para ativar o log e a visualização dos logs:

  1. Em um editor de texto, abra EPM_ORACLE_HOME/products/FinancialManagement/Web/HFMLCMService/Web.Config.

  2. Em Web.Config, defina esses parâmetros para ativar o registro em log:

    • appSettings

      <appSettings>
          <add key="Debug" value="true"></add>
      </appSettings>

      Em caso de erro (mesmo sem o log adicional ativado), a conta do pool de aplicativos IIS (Serviço de Rede) deve ter acesso total ao diretório de logs; caso contrário, nenhum erro é detectado.

      Local do log: EPM_ORACLE_HOME/logs/hfm

    • diagnostics

      <diagnostics>
              <trace enabled="true" input="InputTrace.webinfo" output="OutputTrace.webinfo"/>
                              <detailedErrors enabled="true"/>
      </diagnostics>
      

      Em caso de erro (mesmo sem o log adicional ativado), a conta do pool de aplicativos IIS (Serviço de Rede) deve ter acesso total ao diretório de logs; caso contrário, nenhum erro é detectado.

      Local do log: EPM_ORACLE_HOME/products/FinancialManagement/Web/HFMLCMService

      • InputTrace.webinfo

      • OutputTrace.webinfo

  3. Salve e feche Web.Config.

Exceção de Memória Insuficiente com Várias Migrações em Aplicativos Grandes

Problema: Ao executar várias migrações do Lifecycle Management no Financial Management em aplicativos grandes, você recebe uma exceção de memória insuficiente no processo do IIS (w3wp.exe).

Solução: Altere a configuração do IIS para o pool de aplicativos do Lifecycle Management no Financial Management no servidor Web do Financial Management. Na página Propriedades do pool de aplicativos, ative a reciclagem de memória com a memória virtual definida como 1.000 MB e a memória física definida como 800 MB.

Nota:

Essas configurações de memória devem ser seguras para a maioria dos ambientes. Dependendo dos recursos de hardware, talvez você possa aumentar os valores.

Incapacidade de Migrar Artefatos do Financial Management

Problema: As migrações falham e o Relatório de Status da Migração do Lifecycle Management exibe esta mensagem de erro:

Access to the path 'C:/oracle/Middleware/EPMSystem11R1/products/FinancialManagement/Web/HFM/FileTransfer/TempSecurityArtifact.sec' is denied.

Nota:

O caminho exibido na mensagem de erro é o caminho do diretório de transferência de arquivo do Financial Management que foi especificado durante a instalação e configuração do Financial Management.

Solução: Certifique-se de que a identidade do pool do IIS tenha direitos de Leitura, Gravação e Execução para o caminho do diretório de transferência de arquivo do Financial Management que foi especificado durante a instalação e configuração do Financial Management.

Para visualizar o caminho da pasta de transferência de arquivos atualmente configurada do Financial Management no computador que está hospedando o Serviço Web do Financial Management:

  1. Abra o Editor do Registro (clique em Iniciar, em Executar, digite epmsys_registry e clique em OK).

  2. Veja FileTransferFolderPath em HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Hyperion Solutions/Hyperion Financial Management/Web.