Cálculo de Caminhos de Contribuição Multiestágio na Genealogia

Ao calcular a genealogia, você pode gerar dados para analisar as contribuições por meio de combinações de múltiplos estágios.

Esse recurso permite que você examine como os valores de um estágio contribuem com os resultados em um estágio posterior e garante a visibilidade dos estágios intermediários por onde esses valores passam.

Os dados de genealogia são calculados para caminhos múltiplos. Dependendo da seleção de camada, ao executar o aplicativo, o custo ou a receita são calculados em uma única execução. Não é possível executar as duas camadas no mesmo cálculo de genealogia.

Depois que o cálculo de genealogia é efetuado, os dados de todas as seleções de estágio são salvos, para que você possa ver a última combinação de seleções de estágio a qualquer momento que retorne à tela. Quando um novo cálculo de genealogia é efetuado, todos os dados de genealogia calculados anteriormente são apagados e substituídos por novos resultados.

Para rastrear as contribuições em estágios múltiplos:

  1. Opcional: em Áreas de Tarefas, selecione Gerenciar Modelo, em seguida, Estágios para visualizar os nomes e números de estágios válidos.
  2. Em Áreas de Tarefas, selecione Calcular e Gerenciar Cálculo.
  3. Selecione a guia Genealogia.

    A guia Genealogia da tela Gerenciar Cálculo é utilizada para selecionar os estágios a serem incluídos no cálculo da genealogia.
  4. Clique em Adicionar Ícone Adicionar para exibir a caixa de diálogo Adicionar Caminho de Contribuição.

    Use a caixa de diálogo Adicionar Detalhe do Caminho de Contribuição para inserir os estágios que serão incluídos no caminho de contribuição exigido.
  5. Informe os números dos estágios para o caminho de contribuição exigido na caixa de texto, separado por hífens e clique em OK.

    Ao selecionar os estágios para a inclusão do relatório de Contribuição, as seguintes restrições se aplicam:

    • Pelo menos dois estágios devem ser informados.

    • Números de estágio válidos devem ser inseridos em ordem ascendente, separados por hífen. Por exemplo, "1-3-5" ou "2-4".

    • Cada número de estágio deve ser inserido apenas uma vez em um caminho de contribuição.

    • Deve haver pelo menos um estágio entre o primeiro e último estágios selecionados para os cálculos da genealogia. Por exemplo, "2-3" é uma seleção inválida.

    O caminho de contribuição está listado em Seleções na guia Genealogia.

    Nota:

    A data e a hora do Último Cálculo de Genealogia são exibidos. Os dados desse cálculo são salvos e permanecem disponíveis até o próximo cálculo de genealogia.

  6. Selecione uma opção para executar os cálculos:
    • Para agendar a tarefa para ser executada em uma hora conveniente, clique em Executar Depois. Consulte Agendamento de Fluxos de Tarefas.

    • Para executar a operação imediatamente, clique em Executar Agora.

    Para otimizar os cálculos e permitir que mais de um caminho seja calculado ao mesmo tempo, todos os cálculos são executados de uma só vez.

  7. Clique em Sim.

    Uma mensagem de informação é exibida, avisando que o job foi iniciado e fornecendo o ID do Fluxo de Tarefa.

  8. Anote o ID do Fluxo de Tarefa e clique em OK.
  9. Em Áreas de Tarefas, selecione Status do Job, em seguida, Tarefa de Pesquisa para monitorar o progresso da tarefa.
  10. Depois que o fluxo de tarefa estiver completo, verifique os resultados no banco de dados do Essbase.
  11. Crie um Relatório de Contribuição com a ferramenta de geração de relatórios de sua escolha para exibir os resultados do cálculo.