Elementos de Modelo do Management Ledger

Um modelo do Management Ledger é a representação de parte ou de toda uma organização e contém categorias de custos e de receita que são semelhantes aos planos de contas e ao livro-razão da organização.

Os modelos do Management Ledger permitem que você rastreie precisamente os processos e as atividades que contribuem para os custos e as receitas da organização.

Razão do Gerenciamento de um modelo é composto dos seguintes elementos:

  • Dimensões, que são categorias de dados usadas para organizar dados de negócios para recuperação e preservação de valores.

  • Drivers, que determinam como os valores de origem de custo ou receita são calculados e alocados. Os drivers selecionados são aplicados à dimensão inteira, a uma parte da hierarquia, a um único membro ou até mesmo a uma única interseção.

  • Dados financeiros de custo e receita, que são diretamente importados para o Oracle Essbase por meio de um arquivo de dados ou manualmente inseridos por meio do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.

Consulte Dimensões de Aplicativos Management Ledger Profitability para obter informações sobre como usar esses tipos de dimensão.

Juntos, esses elementos organizam os pontos de alocação do modelo em um fluxo lógico. A modelagem cuidadosa pode capturar os verdadeiros processos e atividades, permitindo que você aloque custos e receitas de maneira realista.

As dimensões de negócios, sistema e PDV são criadas no Console de Aplicativos do Profitability e implantadas para o banco de dados relacional do Profitability and Cost Management. Os conjuntos de regras e as regras são criados no Profitability and Cost Management.

Depois de criar um modelo que reflete o status atual da organização, é possível usar o recurso Copiar PDV para criar versões alternativas do modelo base. Os cenários, ou cenários what-if, fornecem um método sem risco para prever a rentabilidade potencial de novas oportunidades e estratégias e para avaliar alternativas ou mudanças no modelo.