Sobre as Dimensões do Profitability and Cost Management

O Oracle Hyperion Profitability and Cost Management usa dimensões e membros criados no Console de Aplicativos do Profitability para representar muitos dos elementos estruturais do modelo de negócios em um outline de aplicativo do Oracle Essbase.

As dimensões a seguir são dimensões usadas por todos os tipos de aplicativos do Profitability and Cost Management:

  • Dimensões Negócios que refletem os elementos específicos de negócio do modelo, como departamentos, contas, atividades, clientes ou produtos. Podem se aplicar a um ou mais estágios ou modelos.

  • Dimensões PDV que identificam um ponto de vista ou uma versão específica do modelo, como ano, cenário, período e versão. As dimensões de versão permitem manter várias versões de um modelo e podem ser usadas para criar cenários alternativos, ou simulações, cenários do modelo, ou diferentes perspectivas.

  • Dimensões Atributo que permitem a análise com base nos atributos ou nas qualidades dos membros da dimensão. Os atributos descrevem características de dados, como o tamanho ou a cor dos produtos

  • Dimensões Alias (opcionais), usadas para atribuir nomes alternativos, descrições, idiomas ou outros itens que ajudam a definir dimensões

Nota:

As dimensões Regra e Saldo do Management Ledger são dimensões do sistema que são pré-implantadas e não devem ser editadas de forma alguma, mesmo que parte do sistema permita a edição (por exemplo, Atualizar Dimensões no console de Aplicativos do Profitability). Essas dimensões são reservadas para uso do sistema.

A descrição do banco de dados fornece a estrutura de dados do modelo e inclui instruções de cálculo e fórmulas. As dimensões na descrição do Essbase são hierárquicas. Os dados são armazenados nas interseções das dimensões. Cada estágio em um modelo do Profitability Detailed pode incluir até três dimensões.

Cuidado:

Os membros não devem ser repetidos na mesma dimensão, mas, no entanto, o membro pode ser repetido entre várias dimensões.

A imagem a seguir mostra um exemplo de outline do Essbase de um banco de dados de cálculo do Profitability Standard, mostrado no console do Essbase.

Figura A-2 Descrição de Dimensões do Profitability Standard no Essbase


A console do Essbase mostra uma série de dimensões organizadas em uma descrição hierárquica.

Embora não haja limite físico para o número de dimensões e membros que podem ser criados, podem ocorrer problemas de desempenho com estruturas dimensionais grandes.

As dimensões são criadas e mantidas no Console de Aplicativos do Profitability e devem existir antes de poderem ser usadas nos modelos. Por meio do Console de Aplicativos do Profitability, o Administrador do Profitability and Cost Management pode selecionar dimensões e membros existentes de outros produtos ou criar novos membros e dimensões especificamente para o modelo. Os dados comuns podem ser compartilhados e atualizados entre vários produtos e aplicativos. As dimensões e seus membros estão disponíveis nos aplicativos do Profitability and Cost Management depois de os aplicativos serem implantados.

Cuidado:

A Oracle recomenda não adicionar nem excluir dimensões e hierarquias de dimensão depois que o processo de modelagem tiver sido iniciado.

Para cada dimensão, devem ser especificados um tipo de dimensão e o nome da dimensão:

  • O tipo de dimensão é uma propriedade da dimensão que permite o uso da funcionalidade predefinida no aplicativo. Para ver tipos de dimensão do Profitability and Cost Management, consulte Tipos de Dimensão.

  • O nome da dimensão identifica o conteúdo da dimensão, em relação à organização ou aos negócios. Por exemplo, uma dimensão do tipo Account pode ter um nome de dimensão como General Ledger ou Chart of Accounts. O nome da dimensão não precisa, mas pode, refletir o tipo de dimensão.

    Nota:

    É aconselhável não usar nomes de membro de dimensão do sistema para nomes de membros em qualquer outra dimensão ou hierarquia. Por exemplo, DirectAllocation ou GenealogyAllocation são membros do sistema na dimensão AllocationType, e esses nomes não devem ser usados em nenhuma outra dimensão no modelo. Essa é uma prática recomendável para todos os tipos de aplicativo do Profitability and Cost Management.

    A Oracle recomenda enfaticamente evitar o uso de caracteres especiais nos nomes do membro da dimensão. Os caracteres '_'; (sublinhado) e ' '; (espaço) são permitidos nos nomes de membro. Outros caracteres especiais podem não funcionar em todos os casos e, por isso, é aconselhável não usá-los.

Para inserir ou carregar valores de dados em um banco de dados do Essbase, atribua ao valor de dados um membro de cada dimensão no banco de dados. Isso é conhecido como a interseção de dimensão para o valor de dados. Uma interseção de dimensão identifica um local ou uma célula exclusiva do banco de dados.

Para ver as convenções de nomenclatura para dimensões e membros, consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.