Sobre Aplicativos do Profitability and Cost Management Standard

Um modelo do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management Standard permite monitorar e controlar dados de contribuição direta para todo o modelo.

As quantias de entrada, o fluxo do custo e da receita e o destino final dos fundos podem ser rastreados para o custo e a receita para garantir que os recursos são utilizados para máximo benefício e a lucratividade pode ser facilmente demonstrada. Os resultados do cálculo serão contabilizados nas contas ou centros de custo individuais.

Os dados do modelo do Profitability and Cost Management Standard são armazenados nos bancos de dados multidimensionais e relacionais do Oracle Essbase. Você cria o modelo no Console de Aplicativos do Profitability e define a hierarquia de contas, atividades e operações dentro da organização usando dimensões e membros de dimensões. Uma dimensão AllocationType é importada do Console de Aplicativos do Profitability. Essa dimensão é usada para alocar corretamente custos e receita, bem como para armazenar alocações diretas e genealogia de alocação.

Depois da implantação do aplicativo do Profitability and Cost management Standard, você constrói o modelo, criando os drivers e as atribuições que geram o fluxo de fundos para especificar as alocações de custo e de receita. Os modelos são construídas por meio de até nove estágios, com até três dimensões por estágio. As alocações de cada estágio são transmitidos para o próximo estágio com base em cálculos e fórmulas que você especifica nos drivers e atribuições. Para espelhar a realidade do fluxo na organização, as alocações podem passar entre estágios (interestágio), ignorar estágios ou incluir alocações que sejam iterativas no mesmo estágio (intraestágio).

PDVs (pontos de vista) representam uma instância específica do modelo e podem ser usados para exibir ou calcular diferentes versões de um modelo; por exemplo, para exibir os valores dos diferentes meses ou trimestres, para comparar os dados de orçamento versus dados reais, ou executar cenários para medir o impacto de diversas alterações no resultado final.

O modelo é validado após a criação para garantir que todas as alocações foram calculadas e os cálculos serão balanceados para cada estágio.

Implante bancos de dados de Cálculo e de Relatórios e, em seguida, calcule o modelo e analise os resultados.

Para obter informações sobre como criar e trabalhar com aplicativos Profitability Standard, consulte Visão Geral dos Modelos do Profitability Standard.