Listagem de Artefatos do Profitability and Cost Management

Os artefatos exibidos no Oracle Hyperion Shared Services Console variam por implementação.

Sobre a Listagem de Artefatos

Observe os seguintes itens sobre a listagem de artefatos:

  • Artefato – Nome do artefato

  • Descrição – Descrição do artefato

  • Hora da Última Modificação — Se este parâmetro for aceito, ele refletirá a hora em que o artefato foi importado. Alguns artefatos não aceitam o parâmetro de hora da última modificação.

  • Usuário da Última Modificação — Se este parâmetro for aceito, ele refletirá quem fez a última modificação no artefato. Alguns artefatos não aceitam o parâmetro de usuário da última modificação.

  • Editável no Sistema de Arquivos — Em caso afirmativo, o artefato poderá ser editado no sistema de arquivos com um editor de texto. Caso contrário, o artefato só poderá ser editado no produto. Se for ND, o artefato não poderá ser editado.

  • Dependências — Lista as dependências de artefato. Por exemplo, os artefatos de regras de Atribuição do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management também exigem que os artefatos de definição de Estágio do Profitability and Cost Management sejam migrados.

Artefatos de Modelo do Profitability and Cost Management Padrão

Tabela I-1 Artefatos de Modelo do Profitability and Cost Management Padrão

Artefato Descrição Hora da Última Modificação Usuário da Última Modificação Editável no Sistema de Arquivos? Dependências
AssignmentRules Uma coleção de conjuntos de membros e conjuntos de filtros opcionais para um estágio de destino único. Estes podem ser criados e reutilizados para diversas atribuições que usam os mesmos parâmetros. Sim Não N/D Estágios
Drivers Em um modelo do Profitability and Cost Management, calculam o valor das alocações. Eles fornecem as fórmulas para alocar valores de interseção de origem para interseções de destino. Sim Não N/D Nenhum
Modelo Elementos de modelo para um determinado modelo de Lucratividade Padrão no PDV selecionado. Inclui os seguinte componentes do modelo:

AssignmentRuleSelections Definem o fluxo de dados da origem para o destino, onde o destino é definido pelo mapeamento da interseção de origem para uma ou mais regras de atribuição de destino.

DriverExceptions Aplicado a drivers depois que um driver é criado. É necessário associar os drivers às interseções únicas às quais eles se aplicam.

DriverRules Aplicado a driver depois que um driver é criado. Os drivers devem ser associados ao membro da dimensão ao qual se aplicam.

RegularAssignments Definem o fluxo de dados da origem para o destino, onde o destino é definido pelo mapeamento da interseção de origem para uma única interseção de destino.

N/D Não N/D PDV, Estágios
PDV Uma versão de um modelo para um instantâneo selecionado, como ano, período e status. Sim Não N/D Nenhum
Preferências Configurações que se aplicam ao modelo inteiro. As preferências devem incluir se as atribuições intraestágio são permitidas ou se você pode ter estágios multidimensionais. As informações de conexão do Oracle Essbase para um modelo selecionado são especificadas nas preferências do aplicativo. Sim Não N/D Nenhum
SmartViewQueries Consulta dados em cubos do Essbase (ASO e BSO) Sim Sim Não Nenhum
Estágios Em um modelo do Profitability and Cost Management, os processos ou atividades dentro do modelo. Sim Não N/D Nenhum

Artefatos de Modelo do Profitability and Cost Management versão Detailed

Tabela I-2 Artefatos de Modelo do Profitability and Cost Management versão Detailed

Artefato Descrição Hora da Última Modificação Usuário da Última Modificação Editável no Sistema de Arquivos? Dependências
AssignmentRules Uma coleção de conjuntos de membros e conjuntos de filtros opcionais para o estágio de destino ou identificação de conjuntos dentro do estágio de origem. Sim Não N/D Estágios, TableRegistration
CalculationConfig Operações de cálculo disponíveis, incluindo a expansão da edição em massa e tipos da operação do driver.

Observação: A Oracle não recomenda a importação ou exportação do artefato CalculationConfig. Verifique com o administrador se esse tipo de artefato é obrigatório.

Sim Não N/D Processos
Drivers Drivers disponíveis em um modelo do Profitability Detailed. Os drivers calculam o valor de alocação e fornecem as fórmulas para alocar valores de interseção de origem para interseções de destino. Sim Não N/D Preferências, CalculationConfig
Modelo Elementos de modelo para um determinado modelo do Profitability Detailed no PDV selecionado. Inclui os seguinte componentes do modelo:

CalculationRules Artefato de definição de modelo de nível mais alto usado para definir alocações e fluxo de cálculo. Tipos de CalculationRules: Medidas Calculadas, Atribuição de Origem Única e Atribuição de Várias Origens.

AssignmentRuleSelections Definem o fluxo de dados da origem para o destino, onde o destino é definido pelo mapeamento da interseção de origem para uma ou mais regras de atribuição de destino.

DriverExceptions Aplicado a drivers depois que um driver é criado. É necessário associar os drivers às interseções únicas às quais eles se aplicam.

DriverRules Aplicado a driver depois que um driver é criado. Os drivers devem ser associados ao membro da dimensão ao qual se aplicam.

N/D Não N/D Estágios, Regras de Atribuição, Drivers, PDVs
PDV Uma versão específica de um modelo para um instantâneo selecionado, como ano, período e status. Sim Não N/D Nenhum
Preferências Configurações que se aplicam ao modelo inteiro.

Observação: A Oracle recomenda definir a preferência model.data.schema para o valor correto no sistema de destino antes de importar um aplicativo. Se o sistema de destino tem um conjunto de valores para essa preferência, ele não será sobregravado durante a importação.

Sim Não N/D Nenhum
Processos A definição do processo definido para cada tipo de cálculo.

Observação: A Oracle não recomenda a importação ou exportação do artefato Processos. Verifique com o administrador se esse tipo de artefato é obrigatório.

Sim Não N/D Tarefas
Scripts Scripts SQL personalizados armazenados no Esquema de Produto HPM na tabela HPM_SQL_SCRIPT executados antes ou depois do cálculo. N/D Não N/D Nenhum
SQLTemplates A definição da instrução SQL para executar tarefas dentro de cada tipo de cálculo.

Observação: A Oracle não recomenda a importação ou exportação do artefato SQLTemplates. Verifique com o administrador se esse tipo de artefato é obrigatório.

Sim Não N/D Nenhum
Estágios Em um modelo do Profitability Detailed, há um Estágio de Origem e um Estágio de Destino. Sim Não N/D Preferências, TableRegistration
TableRegistration Registro e mapeamento de tabelas definidas pelo usuário para um aplicativo Profitability versão Detailed. Define as Tabelas de Origem e de Destino para o aplicativo, e as Junções de tabela para qualquer tabelas de Pesquisa associada. N/D Não N/D Preferências
Tarefas A definição das tarefas executadas processo definido para cada tipo de cálculo.

Observação: A Oracle não recomenda a importação ou exportação do artefato Tarefas. Verifique com o administrador se esse tipo de artefato é obrigatório.

Sim Não N/D SQLTemplates

Artefatos de Controle de Cálculo

Aplicativos Profitability and Cost Management versão Detailed utilizam uma nova estrutura avançada chamada "processos de cálculo" para definir como o modelo será calculado e definir outras operações de processamento que são executadas no banco de dados relacional. Esses artefatos de "controle de cálculo" estão relacionados aos Tipos de Operação de Driver e Outros Tipos de Processo. Consulte "Opções de Cálculo Avançado" no Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.

Os seguintes artefatos de controle de cálculo do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management System Lifecycle Management estão relacionadas à administração e às definições do processo de cálculo:

  • CalculationConfig

  • Processos

  • SQLTemplates

  • Tarefas

A modificação desses artefatos é uma atividade avançada não documentada que só pode ser executada mediante orientação do Oracle Support. Portanto, só é apropriado exportar ou importar os artefatos de controle de cálculo quando instruído pelo Oracle Support. A menos que o Oracle Suporte informe o contrário, quando você exportar ou importar artefatos de aplicativo usando o Shared Services Console, ignore esses artefatos de processo de cálculo.

Será especialmente importante excluir esses artefatos de suas exportações e importações durante a migração de aplicativos entre ambientes que talvez usem diferentes plataformas de banco de dados (como Oracle ou SQL Server) ou diferentes versões do produto. Desmarque esses artefatos antes de exportar para excluí-los dos arquivos de exportação. Se você estiver importando artefatos de aplicativo de uma exportação anterior que contenha qualquer um desses artefatos, certifique-se de desmarcá-los antes da importação.