Criação de Origens de Dados

Cada aplicativo do Oracle Hyperion Planning exige sua própria origem de dados que aponta para um banco de dados relacional separado. Se você criar uma nova origem de dados e associá-la a um esquema relacional existente que é usado por outro aplicativo, o processo de criação do aplicativo substituirá as tabelas relacionais do aplicativo criado anteriormente.

Para criar origens de dados da administração de aplicativos, informe o nome e a descrição da origem de dados, selecione um banco de dados relacional e especifique os detalhes do banco de dados relacional e do servidor do Oracle Essbase. As informações do banco de dados relacional e da senha do servidor do Essbase são armazenadas criptografadas. Você pode também definir o aplicativo como modo Unicode. Os aplicativos em modo Unicode suportam vários conjuntos de caracteres. Quando o Essbase trabalha com aplicativos em modo Unicode, ele usa a forma de codificação UTF-8 para interpretar e armazenar texto de caracteres. Os artefatos baseados em caracteres em aplicativos em modo Unicode, como nomes de alias e membro, podem conter caracteres de diferentes idiomas. Para obter mais informações, consulte o Oracle Essbase Database Administrator's Guide .

Para criar origens de dados para a administração de aplicativos:

  1. No Assistente de Aplicativos do Planning, clique emGerenciar Origem de Dados. Em Ações,selecione Criar. Consulte Configurando Aplicativos com a Administração de Aplicativos do Planning. No Planning, você pode selecionar Administração e Gerenciar Origem de Dados e, em seguida, clicar em Ações e selecionar Criar.
  2. Insira o nome da origem de dados e a descrição.
  3. Especifique estes detalhes do banco de dados do aplicativo:
    • Banco de Dados — Banco de dados relacional

    • Servidor - Servidor que hospeda o banco de dados

    • Porta - Porta (para portas padrão, consulte Oracle Hyperion Enterprise Performance Management System Installation Start Here)

    • Nome do Serviço ou SID — Nome do serviço ou SID Oracle (por exemplo, orcl)

    • Usuário — Nome de usuário do banco de dados

    • Senha — Senha do banco de dados

  4. Apenas para usuários avançados: opcionalmente, crie a origem de dados usando um URL personalizado, em vez das informações nos campos Servidor e Porta. Clique em Personalizado e depois insira o URL da origem de dados em URL de Conexão.

    Para obter informações detalhadas sobre como configurar o banco de dados com o EPM System Configurator e exemplos de URLs, consulte o Guia de Configuração e Instalação do Sistema Oracle Enterprise Performance Management .

    Digitar um URL personalizado substitui configurações de conexões anteriores para servidor e porta. Para remover o URL personalizado e retornar para as configurações anteriores de servidor e porta, desmarque a caixa de seleção Personalizado. Se estiver sendo usada a configuração RAC da Oracle, os detalhes de RAC deverão ser fornecidos em URL Personalizado durante a criação da origem de dados do Planning.

  5. Clique em Validar e corrija todos os erros observados.
  6. Especifique estes detalhes do servidor Essbase:
    • Servidor — Nome do servidor (se o número da porta padrão do Essbase Agent foi alterado para outro número durante a configuração, o servidor Oracle Essbase deverá ter o formato ServerName:newPortNumber. Por exemplo, se o número da porta foi definido para 1400 durante a configuração e o servidor for executado localmente, o nome do servidor usará este formato, ServerName:1400.)

    • Usuário — Nome de usuário do servidor

    • Senha — Senha do servidor

    • Opcional — Para definir o aplicativo para o modo Unicode, selecione Unicode.

      Para obter mais informações, consulte o Oracle Essbase Database Administrator's Guide .

  7. Clique em Validar e corrija todos os erros observados.
  8. Clique em Salvar.