Definição de Membros de Séries Temporais Dinâmicas

É possível usar membros de Séries Temporais Dinâmicas (DTS) para criar relatórios que exibem dados do período atual, como as despesas do trimestre atual. Os membros de DTS são criados automaticamente durante a criação do aplicativo e podem ser usados com membros da dimensão Período. Para configurar DTS, habilite um membro de DTS predefinido e associe-o a um número de geração (e, opcionalmente, uma tabela de alias e um nome de alias). Por exemplo, para calcular valores do trimestre atual, é possível habilitar o membro Q-T-D e associá-lo ao número de geração 2. Pode-se usar o membro de DTS Q-T-D para calcular valores mensais até o mês atual no trimestre.

Nota:

A DTS não é suportada para a dimensão Período em um aplicativo de armazenamento agregado.

O Oracle Hyperion Planning fornece oito membros DTS predefinidos:

  • H-T-D: Acumulado no histórico

  • Y-T-D: Acumulado no ano

  • S-T-D: Acumulado na estação

  • P-T-D: Acumulado no período

  • Q-T-D: Acumulado no trimestre

  • M-T-D: Acumulado no mês

  • W-T-D: Acumulado na semana

  • D-T-D: Acumulado no dia

Cuidado:

A Oracle recomenda a realização de um backup antes de usar o recurso DTS. Consulte Backup dos Aplicativos e Bancos de Dados do Aplicativo. Se você estiver usando o membro Y-T-D ou P-T-D, deverá renomear a dimensão Anos ou Período para que não entre em conflito com os nomes reservados da geração das Séries Temporais Dinâmicas, Anos e Período. Antes de usar Y-T-D, renomeie a dimensão Anos; antes de usar P-T-D, renomeie Período. Depois de fazer isso, você deverá atualizar todos os artefatos dos aplicativos afetados por essas alterações, como as fórmulas de membro e as regras de negócios, bem como todos os relatórios que fizerem referência ao nome da dimensão

Os membros de DTS oferecem até oito níveis de relatórios acumulados no período. Seus dados e o outline de banco de dados determinam os·membros que podem ser usados. Por exemplo, se o banco de dados contiver dados por hora, diários, semanais, mensais, trimestrais e anuais, é possível gerar relatórios com·informações acumuladas no dia (D-T-D), acumuladas na semana (W-T-D), acumuladas no mês (M-T-D), acumuladas no trimestre (Q-T-D) e acumuladas no ano (Y-T-D). Se o banco de dados contiver dados mensais dos últimos 5 anos, você poderá gerar relatórios com·informações acumuladas no ano (Y-T-D) e acumuladas no·histórico (H-T-D), até um ano específico. Se o banco de dados rastrear dados de períodos sazonais, você poderá gerar relatórios com informações acumuladas no período (P-T-D) ou na estação (S-T-D).

A Oracle recomenda que seja evitada a atribuição de propriedades de saldo no tempo (como Primeiro e Média) aos membros definidos para cálculos dinâmicos, se você planeja usar membros nos cálculos de Séries Temporais Dinâmicas. Isso pode recuperar os valores errados dos membros-pai na dimensão de contas.

Para obter informações detalhadas, consulte Oracle Essbase Database Administrator's Guide .

Para definir membros de DTS:

  1. Selecione Administração, Gerenciar e Dimensões.
  2. Selecione a dimensão Período e clique em DTS.
  3. Selecione Habilitado para a série DTS usar: H-T-D, Y-T-D, S-T-D, P-T-D, Q-T-D, M-T-D, W-T-D ou D-T-D.
  4. Selecione uma geração.

    O número exibido de gerações depende do número de gerações na dimensão de tempo. Não é possível associar membros DTS à geração mais alta (a raiz da dimensão).

    Nota:

    O Oracle Essbase considera a dimensão Período no Planning como Geração 1, portanto, leve isso em consideração ao configurar os membros de Séries Temporais Dinâmicas.

  5. Opcional: selecione uma tabela de alias e digite um nome de alias. (Se necessário, redimensione a janela para exibir os campos.)
  6. Clique em Salvar.