Inserção de Solicitações de Tempo de Execução

Quando iniciada, uma regra de negócios pode solicitar que você insira uma informação de variável, chamada de solicitação de tempo de execução. O designer da regra de negócios configura solicitações de tempo de execução. Para saber como a exibição e os valores de solicitações de tempo de execução são influenciados por determinadas configurações e condições, consulte "Understanding Runtime Prompts" no Guia do Administrador do Oracle Hyperion Planning.

Observações:

  • Se uma regra de negócios tiver uma solicitação de tempo de execução, a opção Usar Membros em Formulários estiver marcada, o membro padrão na janela de solicitação de tempo de execução coincidirá com o membro atual na página ou nos eixos PDV do formulário aberto.

  • Membros e variáveis de substituição na página Seleção de Membro são filtrados por suas limitações e permissões de acesso definidas para o runtime prompt (por exemplo, apenas Descendentes de Q1). Você não pode selecionar um membro compartilhado em uma solicitação de tempo de execução.

  • Se várias regras de negócios com solicitações de tempo de execução forem iniciadas ao salvar o formulário, insira valores para cada um sucessivamente, usando o botão Próximo.

Para inserir uma solicitação de tempo de execução:

  1. Inicie uma regra de negócios que tenha uma solicitação de tempo de execução.
  2. Especifique o tipo de entrada especificado pela solicitação de tempo de execução, como indicado nesta tabela:
    Ícone Tipo de Entrada Esperada

    ícone Seleção de Membro Único

    Seleção de um membro

    ícone Seleção de Vários Membro

    Seleções de vários membros

    Ícone Valor Numérico

    Valor numérico

    Ícone Valor Numérico

    Valor de Smart List — Selecione um item da lista

    Ícone Valor de Texto

    Valor de texto — Use apenas com scripts de cálculo aperfeiçoados ( não com scripts gráficos).

    Ícone de Dimensão

    Dimensão do banco de dados — Use apenas com scripts de cálculo aperfeiçoados ( não com scripts gráficos).

    ícone prompt de tempo de execução Dimensão Cruzada

    Dimensão Cruzada — Uma combinação de membros que inclui apenas um membro de cada dimensão que o designer configurou para essa solicitação de tempo de execução (por exemplo: Vendas -> Real -> Jan refere-se à interseção de membro de Vendas, Real e Janeiro)

    ícone de tipo de prompt de tempo de execução Intervalo de Membros

    Intervalo de membros — Um intervalo de membros, selecionável em cada dimensão que o designer configurou para essa solicitação de tempo de execução (por exemplo: IDescendants("Marketing"),FY11)
  3. Se algum valor de solicitação de tempo de execução não for válido, corrija-o.

    Os símbolos indicam se os valores na solicitação de tempo de execução são válidos:

    Ícone Membro Válido— Os valores de solicitação de tempo de execução são válidos.

    Ícone Membro Inválido— Os valores de solicitação de tempo de execução não são válidos (por exemplo, a entrada não existe na hierarquia de dimensão). Você não pode iniciar uma regra de negócios até que todos os valores de solicitação de tempo de execução sejam válidos.

    Observação: se um administrador tiver habilitado o membro pai para filhos dinâmicos (conforme descrito "About Dynamic Members" no Guia do Administrador do Oracle Hyperion Planning), você poderá criar um membro inserindo o nome dele agora na solicitação de tempo de execução.

  4. Opcional: para gerar um arquivo contendo os valores de runtime prompt, selecione Criar arquivo de valores de runtime prompt.

    O arquivo é salvo como rule_name.XML, na pasta EPM_ORACLE_INSTANCE/planning/Planning1/RTP/user_name. Os administradores especificam esse arquivo gerado quando iniciam as regras de negócios com o utilitário CalcMgrCmdLineLauncher.cmd (consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Planning).

  5. Clique em Iniciar.

    Quando o cálculo é bem-sucedido, os valores no banco de dados refletem os respectivos resultados. Consulte também Verificação do Status do Job.

Se estiver usando uma variável de substituição do Oracle Essbase como valor de solicitação de tempo de execução e o valor dessa substituição estiver fora dos limites da variável, os limites serão ignorados e a regra será iniciada com sucesso.