O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos no Solaris Express 6/05

Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 6/05.

x86: Inicialização baseada em GRUB

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

O Solaris OS agora é carregado com o GRand Unified Bootloader (GRUB) de código aberto. O GRUB é responsável pelo carregamento de um arquivo de inicialização, que contém módulos do kernel e arquivos de configuração, na memória do sistema. O kernel do Solaris é inicializado com base no conteúdo do arquivo de inicialização na memória.

Uma vez que o kernel do Solaris é totalmente compatível com a especificação multi-inicializador, você pode inicializar o Solaris OS em um sistema baseado em x86 usando o GRUB. Com o GRUB, você pode inicializar mais facilmente os vários sistemas operacionais instalados no sistema. Por exemplo, em um sistema x86, você pode inicializar os seguintes sistemas operacionais:

Um benefício-chave do GRUB é que ele é intuitivo quanto aos sistemas de arquivos e aos formatos executáveis do kernel. Este recurso permite que você carregue um sistema operacional sem registrar a posição física do kernel no disco. Com a inicialização baseada no GRUB, o kernel é carregado especificando-se seu nome de arquivo, a unidade e a partição em que o kernel reside.

Uma alteração notável é a substituição do Device Configuration Assistant (DCA) pelo menu GRUB. Quando um sistema baseado em x86 é inicializado, o menu GRUB é exibido. A partir desse menu, você pode selecionar uma instância do sistema operacional usando as teclas de seta para cima e para baixo. Se você não fizer uma seleção, a instância do sistema operacional padrão será iniciada.

O recurso de inicialização baseada no GRUB oferece os seguintes aprimoramentos:

Além disso, os dois comandos administrativos abaixo foram adicionados para ajudar no gerenciamento da capacidade de inicialização do sistema:

bootadm

Este comando reconstrói o arquivo de inicialização.

installgrub

Este comando instala blocos de inicialização do GRUB.


Observação –

Como parte desta funcionalidade, os sistemas baseados em x86 devem ter uma RAM com o mínimo de 256 Mbytes para inicializar e instalar a versão Solaris Express 6/05.


Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos, consulte System Administration Guide: Devices and File Systems e System Administration Guide: Basic Administration . Consulte também as páginas do manual bootadm(1M), grub(5) e installgrub(1M).

Consulte os recursos abaixo para informações adicionais sobre instalação:

Aprimoramento de páginas grandes

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

Este recurso traz os benefícios de páginas grandes para uma gama mais ampla de aplicativos sem requerer ajustes de aplicativo ou de sistema. Este aprimoramento se aplica a páginas grandes automaticamente para memória anônima que seja baseada em tamanhos de segmentos.

Páginas grandes para memória do kernel

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

Para plataformas de 64 bits, este recurso oferece suporte ao mapeamento da parte da pilha do kernel com páginas grandes. Este recurso aumenta o desempenho do sistema reduzindo o número de erros de Translation Lookaside Buffer (TLB) e o número de operações de mapeamento ou de desmapeamento.

Realocação de página do kernel

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

Nesta versão, o desempenho do sistema foi aprimorado nos domínios Sun Fire 15K, Sun Fire 20K e Sun Fire 25K.

Aprimoramentos para as interfaces de rede bge e xge

Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 6/05.

O Solaris OS agora contém recursos que estendem as possibilidades de configuração para as interfaces de rede bge e xge. Os administradores de sistema agora podem agrupar estas interfaces nas agregações de link com suporte a LACP. Essas agregações podem dar suporte a uma alta disponibilidade em grande escala ou a implementações de banco de dados. Além disso, você pode configurar as interfaces xge e bge em redes locais virtuais (VLANs) para estender a capacidade da rede.

O novo comando dladm foi adicionado para a configuração e administração das interfaces bge e xge. Para obter mais informações, consulte a página do manual dladm(1M).

Difusão seletiva de origem filtrada

Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 6/05.

Foram feitos aprimoramentos no protocolo Multicast Listener Discovery (MLD), para IPv6, e no Internet Group Management Protocol (IGMP), para IPv4. A implementação desses protocolos no Solaris foi aprimorada para oferecer suporte a MLDv2 e IGMPv3. Estas extensões oferecem suporte à filtragem de endereço de origem no tráfego de difusão seletiva. Também foi incluído suporte a extensões de soquete especificadas por IETF. Este suporte permite que aplicativos tirem proveito da difusão seletiva de origem filtrada.

Para obter mais informações, consulte o Programming Interfaces Guide e o System Administration Guide: IP Services .

Renovação automática de credenciais Kerberos

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 6/05.

Uma nova opção foi adicionada ao arquivo /etc/warn.conf. Esta opção permite que o daemon ktkt[lowbar]warnd renove automaticamente credenciais para usuários que efetuaram logon. Se a opção de renovação estiver definida, os usuários não precisarão executar o comando kinit -R para renovar credenciais. Além disso, foram adicionadas opções ao arquivo /etc/warn.conf que permitem registrar o resultado quando uma tentativa de renovação e feita.

Consulte a página do manual warn.conf(4) para obter mais informações.

Aprimoramentos no comando ikecert certlocal

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 6/05.

O comando ikecert certlocal agora tem opções para definir o período de validade para solicitações de certificado e para certificados auto-assinados. Para obter mais informações, consulte a página do manual ikecert(1M).

Saída aprimorada com o comando metaimport

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

O comando metaimport -r gerenciador de volume do Solaris foi aprimorado. O comando mostra o tempo de criação para um conjunto de discos. O comando também fornece uma mensagem consultiva quando um disco é encontrado em mais de um conjunto de discos. Estas alterações ajudam os administradores de sistema a identificar o conjunto de discos a ser importado.

Para obter mais informações, consulte o Solaris Volume Manager Administration Guide.

Suporte a discos SCSI maiores do que 2 terabytes

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

Discos SCSI, Fibre Channel e iSCSI maiores do que 2 terabytes agora têm suporte em plataformas de 64 bits. O utilitário de formato pode ser usado para rotular, configurar e fazer a partição de discos maiores.

Para obter mais informações, consulte o System Administration Guide: Devices and File Systems.

Interrupções avançadas de DDI

Este aprimoramento da ferramenta do desenvolvedor é novo na versão Solaris Express 6/05.

O Solaris OS agora oferece uma nova estrutura de interrupção de DDI para registrar interrupções e cancelar o registro de interrupções. O suporte a Message Signalled Interrupts (MSIs) também é fornecido. As novas interfaces de gerenciamento permitem que você manipule prioridades e capacidades, interrompa mascaramento e obtenha informações pendentes.

A estrutura inclui as seguintes novas interfaces:


Observação –

Para tirar proveito dos recursos da nova estrutura, os desenvolvedores precisam usar as novas interfaces. Evite usar as seguintes interfaces, que foram retidas somente para compatibilidade:


Para obter mais informações, consulte “Interrupt Handlers” no manual Writing Device Drivers. Consulte também páginas do manual individuais para as novas interfaces. Todas as páginas do manual para essas interfaces estão na seção 9F da página do manual.

Revisões de interface de porta

Este aprimoramento da ferramenta do desenvolvedor é novo na versão Solaris Express 6/05.

Duas funções novas, door[lowbar]setparam e door[lowbar]getparam, foram adicionadas às interfaces de portas. Estas funções permitem que servidores de portas definam limites no tamanho de dados e no número de descrições passadas para door[lowbar]call na porta. Estes aprimoramentos simplificam a função do manipulador de portas.

A interface door[lowbar]create tem um novo sinalizador, DOOR[lowbar]NO[lowbar]CANCEL. Este sinalizador desativa o processo cancellation do segmento do servidor quando o cliente anula uma função door[lowbar]call devido a um sinal. Para servidores de portas que não fazem uso de cancellation , esta alteração pode impedir retornos indesejados de EINTR das chamadas de sistema interrompidas.

Para obter mais informações, consulte as páginas do manual door_setparam(3C) e door_create(3C).

Hierarchical Lgroup Support para Memory Placement Optimization

Este aprimoramento de desempenho é novo na versão Solaris Express 6/05.

O Hierarchical Lgroup Support (HLS) melhora o recurso Memory Placement Optimization (MPO) no Solaris OS. O HLS permite que o Solaris OS otimize o desempenho de máquinas que têm mais latências do que a memória local e a memória remota. Máquinas com quatro ou mais CPUs Opteron podem ter memória local, memória remota e mais memória remota. Nessas máquinas, HLS permite que o OS distinga entre os graus de distância. O HLS permite que o Solaris OS aloque recursos com a latência mais baixa possível para aplicativos. O Solaris OS aloca recursos locais para um dado aplicativo. E, se os recursos locais não estiverem disponíveis por padrão, o Solaris OS alocará os recursos remotos mais próximos.

O Programming Interfaces Guide explica a abstração que é usada pelo Solaris OS para identificar os recursos que estão mais próximos uns dos outros para otimizar a localização. O guia também descreve a API que pode ser usada para a abstração do grupo de localidade (lgroup). Para obter mais informações, consulte liblgrp(3LIB).

Suporte a teclado USB virtual e dispositivos de mouse

Este aprimoramento de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 6/05.

Este recurso permite que o Solaris OS ofereça suporte a vários teclados e dispositivos de mouse simultaneamente. O recurso virtualkm também oferece uma função de alternância automática que permite que os usuários obtenham entrada separada para teclados e dispositivos de mouse. Todos estes aprimoramentos são compatíveis com aplicativos existentes.

Este recurso é particularmente útil para os seguintes usuários:

Para obter mais informações, consulte virtualkm(7D).

Suporte a X Client para extensões XFree86

Estes aprimoramentos de janela X11 são novos na versão Solaris Express 6/05.

Estes aprimoramentos tiram proveito de extensões do servidor X que eram originalmente desenvolvidas pelo projeto XFree86. Estes aprimoramentos agora estão incorporados ao servidor Xorg X.

Os novos programas disponíveis incluem os seguintes:

xgamma

Altera uma correção de gama do monitor através da extensão XF86VidMode

xrandr

Redimensiona ou gira a tela através da extensão RandR

xvidtune

Fornece sintonizador de modo de vídeo para Xorg através da extensão XF86VidMode

xvinfo

Imprime informações do adaptador da extensão X Video

Usuários avançados podem usar estes aplicativos para ajustar as configurações do servidor Xorg no tempo de execução. Este processo fornece mais informações sobre as capacidades do hardware do sistema atual.


Observação –

Estes programas requerem suporte às extensões XFree86. Como tais, estes programas não funcionam atualmente com o servidor Xsun X. Estes programas não funcionam com outros servidores X que não tenham este suporte.


Para obter mais informações, consulte as páginas do manual para cada aplicativo. Adicione /usr/X11/man ao $MANPATH, se necessário, para exibir as páginas do manual.

Suporte ao driver NVIDIA CK8-04 GE

Este suporte a driver é novo na versão Solaris Express 6/05.

Esta versão fornece suporte ao driver para Ethernet gigabit do NVIDIA na plataforma x86. Este recurso oferece suporte ao conjunto de chips Nfore4 do NVIDIA, CK8-04.

Para obter mais informações, consulte a página do manual nge(7D).