O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos no Solaris Express 2/056

Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 2/05.

Suporte a dispositivos iSCSI

Este recurso de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 2/05.

Nesta versão é fornecido suporte a Internet Small Computer System Interface (iSCSI). iSCSI é um padrão de rede de armazenamento baseado no protocolo da Internet (IP) para vincular subsistemas de armazenamento de dados. Transmitindo os comandos SCSI pelas redes IP, o protocolo iSCSI permite que você monte dispositivos de disco, de toda a rede, no sistema local. No sistema local, você pode usar os dispositivos como dispositivos de bloco.

O protocolo iSCSI faz o seguinte:

Você pode usar o comando iscsiadm para configurar e gerenciar dispositivos iSCSI. Para obter mais informações, consulte o System Administration Guide: Devices and File Systems e a página do manual iscsiadm(1M).

Utilitário de porta Fibre-Channel HBA

Este recurso de administração de sistemas é novo na versão Solaris Express 2/05.

fcinfo é uma interface de linha de comando que coleta informações administrativas em portas do adaptador de barramento de host (HBA) de canal de fibra. Esta interface coleta dados sobre quaisquer destinos de canal de fibra que possam estar conectados a essas portas em uma Storage Area Network (SAN).

Para obter mais informações, consulte a página do manual fcinfo(1M).

Metaslot na estrutura criptográfica

Este recurso de segurança é novo na versão Solaris Express 2/05. Este recurso interessa tanto a administradores de sistema quanto a desenvolvedores de software.

O metaslot é um componente da biblioteca da estrutura criptográfica do Solaris, libpkcs11.so. Com o software metaslot, um aplicativo que precisa de codificação pode especificar as necessidades criptográficas. Com essas especificações, o mecanismo criptográfico mais adequado disponível no sistema será fornecido. O metaslot serve como um único slot virtual com as capacidades combinadas de todos os símbolos e slots que foram instalados na estrutura. Efetivamente, o metaslot permite que um aplicativo seja conectado com transparência a qualquer serviço criptográfico disponível através de um único slot.

O metaslot é ativado automaticamente. O administrador de sistema pode desativar explicitamente o metaslot, se preferível.

Quando um aplicativo requer um serviço criptográfico, o metaslot aponta para o slot mais apropriado, o que simplifica o processo de seleção de um slot. Em alguns casos, um slot diferente pode ser necessário, caso em que o aplicativo deve executar uma pesquisa separada explicitamente.

Mais informações sobre a estrutura criptográfica são fornecidas no Solaris Security for Developers Guide. Consulte também o System Administration Guide: Security Services.

Aprimoramentos de IKE

Estes aprimoramentos de segurança são novos na versão Solaris Express 2/05.

O IKE é totalmente compatível com o suporte NAT-Traversal, conforme descrito em RFC 3947 e RFC 3948. As operações IKE usam a biblioteca PKCS no. 11 da estrutura criptográfica, que melhora o desempenho. A estrutura criptográfica fornece um armazenamento de chaves softtoken para aplicativos que usam o metaslot. Quando IKE usa o metaslot, você tem a opção de armazenar as chaves em um quadro anexado ou no armazenamento de chaves softtoken.

Para obter mais informações sobre IKE, consulte o System Administration Guide: IP Services .

Versão Xorg 6.8.2

Este aprimoramento de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 2/05.

A implementação do servidor Xorg X foi atualizada da versão 6.8.0 para a versão 6.8.2 neste lançamento. Esta atualização corrige diversos erros nos módulos para várias placas gráficas. A atualização também adiciona suporte a novos modelos de placas gráficas.

Drivers novos e atualizados

Na versão Solaris Express 2/05, o chxge driver suporta a placa do controlador Ethernet de 10 G Chelsio. Este suporte é fornecido nas arquiteturas de 32 bits e 64 bits para as plataformas x86 e SPARC. Este driver oferece suporte à interface DLPI e à descarga de soma de verificação.

Para obter informações detalhadas, consulte a página do manual chxge(7D).