Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 11/05.
Este recurso de gerenciamento de volume é novo na versão Solaris Express 11/05.
Nesta versão, o gerenciamento de mídia removível foi aprimorado. Anteriormente, vold não criava links de dispositivos para dispositivos removíveis que não continham mídia. Agora os links de dispositivos são criados apropriadamente para dispositivos que não contêm mídia, como o que se segue:
lrwxrwxrwx 1 root root 28 Jun 13 13:09 /vol/dev/aliases/cdrom0 -> /vol/dev/rdsk/c2t2d0/nomedia |
Agora você pode usar o comando cdrw e o comando rmformat para listar dispositivos que não têm mídia quando vold está em execução.
Você pode voltar para o comportamento vold anterior alterando a seguinte entrada support nomedia no arquivo /etc/vold.conf, como a seguir:
support media |
Para obter mais informações, consulte a página do manual vold.conf(4).
Além disso, vold reconhece conexão automática. Este aprimoramento significa que, se você inserir mídia removível, a mídia será detectada automaticamente e montada por vold. Não é necessário reiniciar vold manualmente para reconhecer e montar um sistema de arquivos a partir de qualquer dispositivo de mídia removível.
Para obter mais informações sobre o uso desses aprimoramentos de gerenciamento de volume, consulte What’s New in Removable Media? no System Administration Guide: Devices and File Systems.
Este recurso de gerenciamento de volume é novo na versão Solaris Express 11/05.
O daemon do gerenciamento de volume, vold, é agora gerenciado pelo Service Management Facility (SMF). Isso significa que você pode usar o comando svcadm disable para desativar o novo serviço de volfs a seguir, se apropriado:
# svcadm disable volfs |
Você pode identificar o status do serviço de volfs usando este comando:
$ svcs volfs STATE STIME FMRI online Sep_29 svc:/system/filesystem/volfs:default |
Para obter mais informações, consulte as páginas do manual smf(5), volfs(7FS) e vold(1M).
Para obter mais informações sobre o gerenciamento do serviço de volfs, consulte What’s New in Removable Media? no System Administration Guide: Devices and File Systems.
Este aprimoramento de sistema de arquivos é novo na versão Solaris Express 11/05.
O utilitário de verificação de sistema de arquivos UFS, fsck foi aprimorado para incluir recursos da versão FreeBSD 4.9 do programa fsck, assim como outros aprimoramentos.
O utilitário fsck nesta versão do Solaris inclui os seguintes aprimoramentos:
Verifica e repara sistemas de arquivos mais integralmente e fornece mensagens de erro melhoradas. Por exemplo, em alguns cenários, fsck identifica as estruturas ausentes e as substitui apropriadamente.
Procura automaticamente superblocos de backup.
Relata quando fsck precisa ser reexecutado.
Ao limpar diretórios, fsck agora tenta recuperar conteúdo de diretório imediatamente, reduzindo, portanto, o tempo gasto na reexecução deste utilitário.
Se fsck localizar blocos duplicados, e não todos os arquivos que fazem referência a blocos duplicados que foram limpos, fsck relatará os números dos inodes no final da execução de fsck. Depois você poderá usar o comando find para revisar os inodes que foram danificados.
Mensagens de erro aprimoradas quanto ao status de atributos estendidos e outros arquivos especiais, como arquivos de dispositivo e entradas de ACL, são incluídas.
Inclui uma opção -v para possibilitar mais mensagens verbosas.
Além disso, os comandos newfs e mkfs foram atualizados para incluir novas opções para exibir informações de superblocos de um sistema de arquivos em texto ou para descarregar as informações de superblocos em formato binário.
newfs [ -S or -B ] /dev/rdsk/... |
Exibe o superbloco do sistema de arquivos em texto
Descarrega o superbloco do sistema de arquivos em binário
mkfs [ -o calcsb or -o calcbinsb ] /dev/rdsk/... size |
Exibe o superbloco do sistema de arquivos em texto
Descarrega o superbloco do sistema de arquivos em binário
O utilitário fsck usa estas informações de superblocos para procurar superblocos de backup.
Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos, consulte o Capítulo 17, Managing File Systems (Overview), no System Administration Guide: Devices and File Systems.
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 11/05.
O utilitário ikecert agora pode copiar chaves e certificados que estão no disco para um dispositivo de armazenamento de chaves de hardware. O utilitário também pode vincular objetos de chave e objetos de certificado ao banco de dados do IKE.
Para obter mais informações, consulte a página do manual ikecert(1M).
Este recurso de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 11/05.
Anteriormente, cdrecord estava disponível no CD que o acompanhava. Nesta versão, cdrecord agora está disponível no Solaris OS. cdrecord é uma potente ferramenta para gravar CDs. cdrecord oferece suporte a mais gravadores do que o cdrw. cdrecord funciona melhor com USB e gravadores externos 1394. Porém, cdrecord está limitado a imagens de DVD inferiores a 2 Gbytes.
Para obter mais informações, consulte as páginas do manual cdrecord, readCD, cdda2wav no /usr/share/man.
Este software de código aberto é novo na versão Solaris Express 11/05.
Pilot-link é um conjunto de ferramentas que permite que você conecte o portátil compatível Palm ou PalmOS® a Unix, Linux e qualquer outra máquina compatível com POSIX. O pilot-link funciona com quase todos os portáteis PalmOS. Para sincronizar dispositivos Palm com o Solaris através de porta USB, o pilot-link faz uso de libusb. Para obter mais informações, consulte o libusb(3LIB).
Esta versão do pilot-link é baseada no pilot-link v0.12.0-pre4.
Para obter mais informações, consulte http://www.pilot-link.org. Consulte também pilot-xfer(1) no diretório /usr/sfw/man.