Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 12/06.
A partir desta versão, os recursos anteriores de gerenciamento de mídia removível foram substituídos por melhores serviços e métodos que oferecem gerenciamento de mídia removível.
Estão disponíveis os novos recursos seguintes:
Os novos serviços de mídia removível são ativados e desativados com SMF.
online 12:17:54 svc:/system/hal:default online 12:17:56 svc:/system/filesystem/rmvolmgr:default online 12:17:26 svc:/system/dbus:default |
A mídia removível agora é montada automaticamente no diretório /media . No entanto, os links simbólicos ao /media são fornecidos por anteriores pontos de montagem de mídia, /cdrom e /rmdisk, por razões de compatibilidade.
Por exemplo, um cartão de memória flash compacto (/dev/dsk/c4d0p0:1) é montado da seguinte forma:
$ ls /media/NIKON |
Por exemplo, uma memória USB (/dev/dsk/c3t0d0s0) é montada da seguinte forma:
$ ls /media/U3 |
Por exemplo, um disquete (/dev/diskette0) é montado da seguinte forma:
$ ls /media/floppy |
O gerenciador de volume de mídia removível, rmvolmgr, é responsável pelas seguintes atividades:
Montar e desmontar volumes.
A instância raiz de rmvolmgr se inicia na inicialização do sistema. No entanto, é possível configurar os arquivos de configuração da sessão para que iniciem uma instância de rmvolmgr quando o logon for realizado. Quando executado em uma sessão de usuário, rmvolmgr monta somente os dispositivos pertencentes ao usuário ou sessão atual e não entra em conflito com a instância raiz.
Quando rmvolmgr sai, ele desmonta todas as mídias que montou.
Por razões de compatibilidade, rmvolmgr cria links simbólicos nos diretórios /cdrom, /floppy, /rmdisk nos pontos de montagem atuais em /media.
Um modo de execução especial do rmvolmgr está disponível para compatibilidade com CDE.
O daemon da camada de abstração de hardware (HAL), hald, fornece uma visualização do dispositivo anexado a um sistema. Esta visualização é atualizada automaticamente conforme a configuração de hardware é alterada, por conexão automática ou outros mecanismos.
A HAL representa uma parte de hardware como um objeto de dispositivo. Um objeto de dispositivo é identificado por um único identificador de dispositivos (UDI) e leva um conjunto de pares de valores-chave denominado como propriedades do dispositivo. Algumas propriedades se derivam do hardware real, outras são intercaladas com arquivos de informações (arquivos .fdi) e outras estão relacionadas à configuração real do dispositivo.
Foram removidos os seguintes recursos:
O daemon vold, o sistema de arquivos volfs e o serviço volfs foram removidos.
svc:/system/filesystem/volfs |
Não são mais fornecidos nomes de dispositivos lógicos de mídias removíveis no diretório /vol , como /vol/dev/rdsk/... ou /vol/dev/aliases/....
Para acessar a mídia removível por seu nome lógico de dispositivo, deve-se usar o dispositivo /dev. Por exemplo:
/dev/rdsk/c0t6d0s2 |
Não estão mais disponíveis alguns apelidos do dispositivo vold. A saída eject -l seguinte identifica os apelidos de dispositivo disponíveis para cada dispositivo e, no exemplo, os nomes de caminho de mídia montados (/media/SOL[lowbar]11[lowbar]X86[lowbar]4):
$ eject -l /dev/dsk/c2t0d0s2 cdrom,cdrom0,cd,cd0,sr,sr0,SOL_11_X86_4,/media/SOL_11_X86_4 /dev/diskette floppy,floppy0,fd,fd0,diskette,diskette0,rdiskette,rdiskette0 |
A lista separada por vírgulas mostra os apelidos que podem ser usados para ejetar cada dispositivo.
As personalizações feitas em vold.conf e rmmount.conf não estão mais disponíveis porque estes arquivos de configuração já não existem. Para obter informações sobre gerenciamento de personalizações de mídia, consulte Personalizando o gerenciamento de mídia removível.
Os comandos que começam com vol*, exceto volcheck e volrmmount.
Os recursos seguintes oferecem compatibilidade com versões anteriores dos recursos de mídia removível do Solaris:
Os pontos de montagem de mídia removível foram movidos para o diretório /media, o qual é usado para montar mídia removível, como dispositivos USB e CD-ROMs. Os links simbólicos de /media dos pontos de montagem de mídias anteriores, como /cdrom e /rmdisk, são fornecidos por razões de compatibilidade.
O comando rmformat ainda está disponível. A saída deste comando é idêntica à de versões anteriores do Solaris com vold desativado.
Por exemplo:
# rmformat Looking for devices... 1. Logical Node: /dev/rdsk/c0t6d0s2 Physical Node: /pci@1f,4000/scsi@3/sd@6,0 Connected Device: TOSHIBA DVD-ROM SD-M1401 1009 Device Type: DVD Reader Bus: SCSI Size: 2.9 GB Label: <None> Access permissions: <Unknown> |
O comando eject está disponível, porém melhorado. Para obter mais informações, consulte Ejetando a mídia removível.
A maioria dos comandos que começa com vol* foi removida desta versão. Uma versão modificada de rmmount e um novo comando rmumount estão disponíveis para montar e desmontar mídias removíveis.
Estes comandos podem ser usados para montagem por nome, rótulo ou ponto de montagem de dispositivo. Por exemplo, para montar um iPod:
% rmmount ipod |
Por exemplo, para montar os sistemas de arquivos em um DVD:
# rmumount cdrom cdrom /dev/dsk/c0t6d0s5 unmounted cdrom /dev/dsk/c0t6d0s0 unmounted |
Para obter mais informações, consulte a página do manual rmmount(1M).
É possível usar o comando volcheck existente para consultar disquetes manualmente e montá-los se um novo disquete for detectado.
Se o disquete for reformatado manualmente depois de ser conectado ao sistema, o HAL não é notificado automaticamente. Continue usando o comando volcheck para notificar o sistema e tente montar automaticamente um novo sistema de arquivos em um disquete.
Como nas versões anteriores do Solaris, use o comando eject para desmontar e ejetar a mídia removível. No entanto, estão disponíveis as seguintes opções para eject:
Obriga o dispositivo a ejetar, mesmo se o dispositivo estiver ocupado.
Exibe caminhos e apelidos de dispositivos que podem ser ejetados.
É fornecido ao dispositivo um comando de fechamento de bandeja de CD-ROM. Nem todos os dispositivos oferecem suporte a esta opção.
Por exemplo, para ejetar pelo rótulo de volume:
% eject mypictures |
Como nas versões anteriores do Solaris, pode ser necessário enviar o comando volcheck antes de usar o comando eject para ejetar um disquete.
Para obter mais informações, consulte a página do manual eject(1).
Para muitas personalizações disponíveis nos arquivos vold.conf e rmmount.conf, será necessário usar as preferências do gerenciador de volume de área de trabalho ou modificar os arquivos .fdi.
Para as ações rmmount.conf, será necessário usar as ações do gerenciador de volumes de área de trabalho, gconf, ou os textos explicativos de HAL.
Anteriormente, rmmount.conf actions podia ser executado como raiz em nome de usuários comuns. Agora isto é feito instalando-se os executáveis de texto explicativo no diretório /usr/lib/hal.
É possível desativar alguns ou todos os recursos de mídia removível desta versão:
Para evitar que os volumes sejam montados fora das sessões de usuário, desative o serviço rmvolmgr. Por exemplo:
# svcadm disable rmvolmgr |
Para evitar o gerenciamento de volumes, desative os serviços dbus, hal e rmvolmgr.
# svcadm disable rmvolmgr # svcadm disable dbus # svcadm disable hal |
A desativação desses serviços significa que será necessário montar todas as mídias manualmente com o comando mount.