Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 1/06.
Na versão Solaris Express 1/06, fez-se um aprimoramento do recurso ZFS que foi introduzido na versão Solaris Express 12/05. Para obter uma descrição deste aprimoramento do ZFS, consulte Gerenciamento baseado na Web do ZFS.
Este recurso de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 1/06.
Esta versão do Solaris fornece suporte à interconexão PCI Express (PCIe). O PCIe foi concebido para conectar dispositivos periféricos à área de trabalho, empresa, mobilidade, comunicação e aplicativos incorporados.
A interconexão de PCIe é um barramento de E/S serial de padrão industrial e de alto desempenho. Para obter detalhes sobre a tecnologia PCIe, visite o seguinte site:
O software PCIe fornece os seguintes recursos nesta versão do Solaris:
Suporte ao espaço de configuração estendido de PCIe
Suporte à manipulação de erro de linha de base de PCIe e interrupções MSI
Propriedades modificadas de IEEE-1275 para dispositivos PCIe
Suporte à conexão automática de PCIe (tanto nativo quanto baseado em ACPI) através do aprimoramento do componente cfgadm[lowbar]pci do comando cfgadm
Autoconfiguração periférica de PCIe baseada em uso do botão ATTN
A seguinte saída de exemplo cfgadm exibe os dispositivos de PCIe de conexão automática em um sistema x86. Observe que a exibição abaixo pode diferir de plataforma para plataforma. Verifique a sintaxe correta de cfgadm no guia da plataforma do hardware.
# cfgadm pci Ap_Id Type Receptacle Occupant Condition pcie1 unknown empty unconfigured unknown pcie2 unknown empty unconfigured unknown pcie3 unknown empty unconfigured unknown pcie4 etherne/hp connected configured ok pcie5 pci-pci/hp connected configured ok pcie6 unknown disconnected unconfigured unknown |
O modelo administrativo para periféricos PCIe de conexão automática é o mesmo dos periféricos PCI, que usam o comando cfgadm.
Para obter mais informações, consulte a página do manual cfgadm_pci(1M) e o System Administration Guide: Devices and File Systems. Consulte o guia da plataforma do hardware para se certificar de que o suporte a PCIe e PCIe de conexão automática é fornecido em seu sistema. Além disso, revise atentamente as instruções para inserir fisicamente adaptadores no sistema, ou dele removê-los. E revise a semântica da configuração automática do dispositivo, se aplicável.
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 1/06.
Um servidor de proxy SSL em nível de kernel foi adicionado a esta versão. O proxy simplifica e acelera a implementação do protocolo SSL/TLS enviando o processamento de handshake e registros para o kernel. O proxy oferece suporte aos conjuntos de codificação usados mais comumente. Aplicativos, como servidores da Web, podem ser ativados para descarregar a manipulação das operações de SSL com conjuntos de codificação no proxy, e retorná-las perfeitamente à biblioteca SSL l de nível de usuários para os outros.
Para obter mais informações, consulte a página do manual ksslcfg(1M).
Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 1/06.
A nova opção de soquete TCP, TCP[lowbar]INIT[lowbar]CWND, ativa um aplicativo para substituir as configurações na janela inicial de congestionamento de TCP, como descrito em RFC 3390, “Increasing TCP's Initial Window.” Por padrão, TCP define a janela inicial de congestionamento no tempo de configuração da conexão e após um período de ociosidade. (Um período de ociosidade é quando não ocorre tráfego entre as duas extremidades da conexão TCP.) Um aplicativo pode usar a opção de soquete TCP[lowbar]INIT[lowbar]CWND para definir a janela inicial de congestionamento como um número especificado de segmentos TCP. Assim o valor nesta nova opção de soquete é usado na hora de início da conexão e depois de um período de ociosidade para definir a janela inicial de congestionamento. O processo deve ter o privilégio PRIV[lowbar]SYS[lowbar]NET[lowbar]CONFIG, se um número maior do que o calculado por RFC 3390 tiver de ser especificado.
Para obter mais informações, consulte a página do manual tcp(7P).
Este software adicional é novo na versão Solaris Express 1/06.
O mecanismo de monitorização detecta uma interrupção do sistema. Este recurso é um cronômetro continuamente redefinido por um aplicativo de usuário enquanto o sistema operacional e o aplicativo de usuário estão em execução. Enquanto o cronômetro da monitorização está funcionando em modo de aplicativo, uma função de alarme adicional, Alarme 3, está disponível para gerar alarmes no caso de problemas críticos no aplicativo de usuário.
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 1/06.
O comando pktool permite que o usuário gerencie objetos PKCS#11. Foram adicionados novos subcomandos que podem ser usados para mover, exibir e excluir objetos PKCS#11. Os subcomandos também podem mostrar os tokens PKCS#11 que estão disponíveis. Essas operações ajudam a migrar objetos criptográficos para e do softtoken padrão PKCS#11 do software Sun ou de outros tokens compatíveis com PKCS#11.
Para obter mais informações, consulte a página do manual pktool(1).
Este suporte de driver é novo na versão Solaris Express 1/06.
O driver DCA oferece suporte às placas do acelerador criptográfico SCA1000 e SCA500 da Sun. Além disso, o driver oferecerá suporte às placas 5820, 5821 e 5822 de Broadcom.
Todas estas placas oferecem suporte às seguintes operações:
RSA
DSA
3DES
DES
RNG
O driver atua como provedor de serviço criptográfico para o Solaris Cryptographic Framework. O driver pode ser usado por qualquer usuário que use esta estrutura.
Estas melhoras de driver foram adicionadas à versão Solaris Express 1/06.
Os drivers HBA a seguir foram adicionados ao Solaris OS para oferecer suporte à família completa dos produtos QLogic e Emulex HBA, que inclui os seguintes HBAs Sun e não-Sun:
O driver Solaris QLC Common para HBAs de marca Sun e QLogic
O driver Solaris EMLXS Common para HBAs Sun e Emulex
Estes drivers HBA oferecem escolha de seleção com uma única implementação de canal de fibra. Os HBAs suportados têm a certificação pronta do Solaris e também ativam o suporte HBA a PCI-X e PCIe de 4 Gbytes.
Para obter mais informações, consulte os seguintes links:
Este suporte de driver é novo na versão Solaris Express 1/06.
Esta versão adiciona o driver st, um driver para dispositivos de fita SCSI. Este recurso oferece suporte para a nova unidade de fita StorageTekTM T10000A “Titanium.”
Para obter mais informações, consulte a página do manual st(7D).
Este suporte de driver é novo na versão Solaris Express 1/06.
Nesta versão, o driver glm foi portado para a plataforma x64. Este driver permite que você use a placa x4422a na plataforma AMD64.
Para obter mais informações, consulte a página do manual glm(7D).
Este driver é novo na versão Solaris Express 1/06.
Este driver USB-a-serial oferece suporte a adaptadores baseados no conjunto de chips Prolific pl2303. Com este novo driver, os clientes podem escolher entre adaptadores Edgeport e adaptadores Prolific.
Para obter mais informações, consulte a página do manual usbsprl(7D).
Este driver é novo na versão Solaris Express 1/06.
Um novo driver é fornecido na versão para adaptadores USB-a-serial Keyspan. Este driver oferece suporte ao modelo USA-19HS. Com este novo driver, os clientes têm uma escolha entre adaptadores Edgeport e adaptadores Keyspan.
Para obter mais informações, consulte a página do manual usbsksp(7D).