Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 6/06.
O comando zoneadm clone agora usa o clone do ZFS automaticamente para clonar uma região, quando os caminhos de região de origem e de destino estão no ZFS e no mesmo pool.
O comando zoneadm clone realiza um instantâneo do ZFS do caminho de região de origem e configura o caminho de região de destino. O instantâneo é denominado SUNWzoneX, em que X é um ID exclusivo usado para distinguir os vários instantâneos. O caminho da região de destino é usado para nomear o clone do ZFS. É feita uma relação de softwares para que um instantâneo usado futuramente possa ser validado pelo sistema.
Observe que ainda é possível especificar que seja copiado o caminho de região do ZFS em vez do ZFS clonado, se desejado.
Para clonar uma região de origem várias vezes, um novo parâmetro adicionado ao comando zoneadm permite especificar que um instantâneo existente deve ser usado. O sistema valida que o instantâneo existente pode ser usado no destino.
O processo de instalação de região tem agora a capacidade de detectar quando um sistema de arquivos do ZFS pode ser criado para uma região. O processo de desinstalação de uma região pode ser detectado quando um sistema de arquivos do ZFS de uma região puder ser destruído. Estas etapas são, então, realizadas automaticamente pelo zoneadm.