A seção a seguir descreve aprimoramentos e alterações recentes na interface de comando do ZFS na versão Solaris Express.
Limpeza de erros de dispositivo – Você pode usar o comando zpool clear para limpar contagens de erros associadas a um dispositivo ou ao pool. Anteriormente, as contagens de erros eram limpas quando um dispositivo em um pool era colocado on-line com o comando zpool online.
Formato Compact NFSv4 ACL – Três formatos NFSv4 ACL estão disponíveis: verboso, posicional e compacto. Os novos formatos ACL compactos e posicionais estão disponíveis para definir e exibir ACLs. Você pode usar o comando chmod para definir todos os três formatos ACL. Use o comando ls -V para exibir formatos ACL compactos e posicionais, e o comando ls -v para exibir os formatos ACL verbosos.
RAID-Z de paridade dupla ( raidz2) – Uma configuração replicada de RAID-Z agora pode ter paridade única ou dupla, o que significa que uma ou duas falhas de dispositivo pode ser sustentada respectivamente, sem qualquer perda de dados. Você pode especificar a palavra-chave raidz2 para uma configuração de RAID-Z de paridade dupla. Ou pode especificar a palavra-chave raidz ou raidz1 para uma configuração de RAID-Z de paridade única.
Reservas para dispositivos de pool de armazenamento do ZFS – O recurso de reservas do ZFS permite que você identifique discos que possam ser usados para substituir um dispositivo falho ou defeituoso em um ou mais pools de armazenamento. Designar um dispositivo como reserva significa que, se um dispositivo ativo no pool falhar, o dispositivo de reserva substitui automaticamente o dispositivo falho. Ou você pode substituir manualmente um dispositivo em um pool de armazenamento com uma reserva.
Substituição de um sistema de arquivos do ZFS com um clone do ZFS (zfs promote) - o comando zfs promote permite que você substitua um sistema de arquivos do ZFS existente por um clone desse sistema de arquivos. Este recurso é útil quando você deseja executar testes em uma versão alternativa de um sistema de arquivos e, em seguida, tornar a versão alternativa do sistema de arquivos o sistema de arquivos ativo.
Recuperação de pools destruídos – O comando zpool import -D permite que você recupere pools que foram destruídos anteriormente com o comando zpool destroy.
Tirar um dispositivo off-line temporariamente – Você pode usar o comando zpool offline -t para tirar um dispositivo off-line temporariamente. Quando o sistema é reinicializado, o dispositivo é retornado automaticamente para o estado ON-LINE.
Atualização de pools de armazenamento ZFS ( zpool upgrade) - você pode atualizar os pools de armazenamento para uma versão mais nova para aproveitar os recursos mais recentes usando o comando zpool upgrade. Além disso, o comando zpool status foi modificado para notificar você quando os pools estão executando versões mais antigas.
Os comandos de backup e restauração do ZFS foram renomeados – Os comandos zfs backup e zfs restore foram renomeados para zfs send e zfs receive para a descrição mais exata de sua função. A função desses comandos é salvar e restaurar representações do fluxo de dados do ZFS.
ZFS e aprimoramentos de zonas - em um sistema Solaris com zonas instaladas, você pode usar o recurso zoneadm clone para copiar os dados de uma fonte ZFS existente zonepath para um ZFS de destino zonepath no sistema. Não é possível usar o recurso de clone ZFS para clonar regiões não globais. Você deve usar o comando zoneadm clone. Para obter mais informações, consulte System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System.
O ZFS está integrado ao gerenciador de falhas – Incluiu-se um mecanismo de diagnóstico do ZFS que é capaz de diagnosticar e relatar falhas de pools e de dispositivos. Erros de soma de verificação, E/S e dispositivos associados às falhas de pools ou dispositivos também são relatados. As informações de erro diagnosticado são gravadas no console e no arquivo /var/adm/messages. Além disso, informações detalhadas sobre recuperação a partir de um erro relatado podem ser exibidas com o comando zpool status.
Para obter mais informações sobre esses aprimoramentos e alterações, consulte o Solaris ZFS Administration Guide.