Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 9/06.
A partir desta versão, o suporte de página grande do Solaris foi melhorado com o aumento do suporte a vários tamanhos de página (MPSS) da seguinte forma:
Memória compartilhada de sistema V não-ISM/DISM
Mapeamentos MAP[lowbar]SHARED criados por mmap() de /dev/zero ou com o sinalizador MAP[lowbar]ANON
Nas versões anteriores ao Solaris Express 9/06, os aplicativos de usuário podiam mapear somente segmentos de sistema V ISM/DISM com páginas grandes e não havia suporte para o uso de páginas grandes para segmentos criados por MAP[lowbar]SHARED mmap() de /dev/zero ou mmap(). O novo recurso aumenta o suporte a páginas grandes das seguintes formas:
Nos sistemas baseados em SPARC, as páginas grandes são atribuídas automaticamente pelo kernel do Solaris para aumentar os mapeamentos de memória compartilhada de sistema V não-ISM/DISM ou /dev/zero ou MAP[lowbar]ANON.
Nos sistemas baseados em SPARC e x86, a interface memcntl(MC[lowbar]HAT[lowbar]ADVISE) foi melhorada para permitir que os usuários solicitem explicitamente o uso de páginas grandes para memória anônima MAP[lowbar]SHARED (criada por mmap() de /dev/zero ou como o sinalizador MAP[lowbar]ANON) e memória de sistema V não-ISM/DISM.
Em versões anteriores, no entanto, memcntl(MC[lowbar]HAT[lowbar]ADVISE) em contraste com os mapeamentos MAP[lowbar]SHARED funcionava somente em contraste com a memória criada por arquivos regulares de mapeamento. A significativa vantagem do recurso de extensão MPSS é a potencial melhoria no desempenho dos aplicativos que criam grandes segmentos de memória compartilhada não-ISM/DISM ou apresentam grandes mapeamentos MAP[lowbar]SHARED /dev/zero ou MAP[lowbar]ANON. Esta melhoria no desempenho se deve à redução de falhas de TLB devido ao uso de páginas grandes.