Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 10/06.
A partir desta versão, o espaço de nome /dev oferece suporte a várias instâncias de sistema de arquivos conforme necessário. Quando o sistema é inicializado, uma instância global do sistema de arquivos /dev é criada automaticamente. As instâncias subseqüentes de /dev são criadas e montadas quando necessário. Por exemplo, quando os dispositivos são adicionados a uma região não global. Quando uma região não global é encerrada, a instância de /dev disponível é desmontada e não está disponível.
Além disso, a configuração de dispositivos é melhorada da seguinte forma:
A inicialização de reconfiguração foi eliminada. Em versões anteriores ao Solaris Express 10/06, a inicialização de reconfiguração era necessária quando um dispositivo era conectado a um sistema que estava desligado.
A partir desta versão, não é necessário realizar a inicialização de reconfiguração ao anexar um dispositivo a um sistema desligado. Ao reinicializar o sistema, este reconhece automaticamente o dispositivo recém-anexado e cria os links adequados.
Para obter mais informações, consulte a página do manual devfs(7FS).
O suporte a dispositivos de região foi simplificado. Como descrito acima, o suporte a dispositivos para regiões do Solaris foi melhorado com o fornecimento de instâncias específicas do diretório /dev para regiões não globais. Além disso, as regiões não dependem mais do daemon devfsadm para reconfiguração de dispositivos em uma região.
A criação de pseudodispositivos foi melhorada. A partir desta versão, o conteúdo do diretório /dev/pts é criado por demanda no espaço de nome /dev global e na instância de /dev quando necessário em uma zona não-global. Além disso, os links ptys estão visíveis somente na região global ou na região não global das quais são alocados.
Para obter mais informações, consulte a página do manual grantpt(3C).