Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 11/06.
A partir desta versão, a alteração de serviço de nome está atualizada. A alteração de serviço de nome inclui nscd e todas as interfaces getXbyY que consultam arquivos e dados de rede de DNS, NIS, NIS+ ou LDAP. O comportamento dos aprimoramentos da alteração de serviço de nome é idêntico ao das versões anteriores do Solaris Express.
A principal alteração funcional do Solaris Express 11/06 é que, quando o nscd é ativado, ele realiza todas as pesquisas de serviço de nome. Antes desta versão, o nscd colocava em cache somente um pequeno subconjunto de pesquisas. Para ativar o nscd, digite o seguinte comando:
# svcadm enable name-service-cache |
Por padrão, o nscd está normalmente ativado.
Se for detectado um comportamento incorreto do serviço de nome, como resultados incorretos de getXbyY ou suspensões de nscd, enquanto o nscd estiver em execução, reiniciar ou desativar o nscd deve corrigir o comportamento. Para reiniciar o nscd digite o seguinte comando:
# svcadm restart name-service-cache |
A desativação automática de nscd força os aplicativos a realizarem todas as suas próprias pesquisas de serviço de nome como nas versões anteriores do Solaris Express. Para desativar o nscd, digite o seguinte comando:
# svcadm disable name-service-cache |
O nscd usará um serviço de nomeação, como NIS, NIS+ ou LDAP, somente se o SMF (Service Management Facility) tiver ativado este serviço.