Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo na versão Developer 2/07.
A partir desta versão, o Java DS inclui a nova área de trabalho Gnome 2.16. A área de trabalho GNOME 2.16 introduz novos recursos e melhora a usabilidade e o desempenho de muitos aplicativos comumente usados. A área de trabalho inclui os novos recursos seguintes:
A versão GTK+ 2.10 oferece vários widgets novos, nova API de impressão e temas e seletor de arquivos melhorados.
Há grande melhoria no uso de dispositivos e mídia portável Plug and Play com a introdução da camada de abstração de hardware (HAL) do Freedesktop.org e de elementos relacionados no ambiente de área de trabalho GNOME. Agora é possível simplesmente inserir um CD/DVD vazio, ou conectar um dispositivo USB de armazenamento em massa, e configurar a área de trabalho interativamente.
O Orca, um novo leitor e ampliador de tela, está integrado para proporcionar melhoria no suporte à acessibilidade.
O Alacarte, um editor de menu, permite que os usuários editem o layout do menu Início.
A autorização GTK+ (Gksu) permite executar aplicativos como outro usuário ou usar os perfis RBAC, solicitando autorização quando necessário.
O aplicativo e o miniaplicativo de painel do monitor de sistema GNOME permitem que o usuário monitore o estado do sistema.
O visualizador de log do sistema GNOME permite visualizar e monitorar os arquivos de log.
O Vino possibilita a administração remota da área de trabalho de um usuário, permitindo que os administradores vejam exatamente o que está na tela do usuário.
As vinculações Java-Gnome da plataforma GNOME foram adicionadas a esta versão, permitindo que os aplicativos GNOME e GTK+ sejam escritos em Java. As vinculações Java e GNOME também incluem suporte ao designer de UI WYSIWYG do GNOME, Glade.