Este aprimoramento de instalação é novo na versão Developer 2/07.
A partir desta versão, você pode atualizar o Solaris OS quando forem instaladas zonas não-globais.
A única limitação na atualização ocorre com o arquivo Solaris Flash. Quando o arquivo Solaris Flash for usado para a instalação, o arquivo que contiver regiões não globais não será instalado corretamente no sistema.
As seguintes alterações adaptam os sistemas que têm regiões não globais instaladas:
Para o programa de instalação interativa do Solaris, é possível atualizar ou corrigir um sistema quando as regiões não globais estiverem instaladas. O período de atualização ou de implementação de um patch pode ser longo, dependendo do número de regiões não globais instaladas.
Para a instalação automática do JumpStart, é possível atualizar ou implementar patch com qualquer palavra-chave que se aplique a uma atualização ou implementação de patch. O período de atualização ou de implementação de um patch pode ser longo, dependendo do número de regiões não globais instaladas.
Para o Solaris Live Upgrade, é possível atualizar ou implementar patch em um sistema que contém regiões não globais instaladas. Se você possui um sistema que contém regiões não globais, o Solaris Live Upgrade é o programa de atualização recomendado ou o programa para adicionar patches. Outros programas de atualização talvez requeiram um tempo de atualização extenso, pois o tempo necessário para completar a atualização aumenta linearmente com o número de regiões não globais instaladas. Se estiver implementando patch em um sistema com Solaris Live Upgrade, não é necessário colocar o sistema no modo de usuário único e é possível maximizar o tempo de operação do sistema.
O Solaris Live Upgrade cria uma cópia do sistema operacional no ambiente de inicialização inativo. O ambiente de inicialização inativo pode ser atualizado ou receber patch quando as regiões não globais estão instaladas. O ambiente de inicialização inativo pode, então, ser inicializado para tornar-se o novo ambiente de inicialização. As seguintes alterações adaptam os sistemas que têm regiões não globais instaladas:
Um novo pacote, SUNWlucfg, deve ser instalado com outros pacotes do Solaris Live Upgrade, SUNWlur e SUNWluu. Este pacote é necessário para qualquer sistema e não somente para os sistemas com regiões não globais instaladas.
Estes três pacotes contêm o software necessário para fazer atualizações com o Solaris Live Upgrade. Estes pacotes incluem o software existente, novos recursos e correções de erros. Se estes pacotes não estiverem instalados no sistema antes do uso do Solaris Live Upgrade, a atualização para a versão de destino falha.
A criação de um novo ambiente de inicialização a partir do ambiente de inicialização atualmente em execução permanece a mesma, mas com uma exceção. Esta exceção ocorre sob as seguintes condições:
Se o comando zonecfg add fs foi usado no ambiente de inicialização a fim de criar um sistema de arquivos separado para uma região não global
Se este sistema de arquivos separado estiver em um sistema de arquivos compartilhado. Por exemplo, /zone/root/export
Para evitar que este sistema de arquivos separado seja compartilhado no novo ambiente de inicialização, o comando lucreate agora permite especificar um segmento de destino para uma região não global. O argumento da opção -m apresenta um novo campo opcional, nome da região. Este novo campo coloca o sistema de arquivos separado da região não global em um segmento à parte no novo ambiente de inicialização.
Por padrão, qualquer sistema de arquivos diferente dos sistemas de arquivos críticos, isto é, raiz (/), /usr, e sistemas de arquivo /opt, é compartilhado entre o ambiente de inicialização atual e o novo. O sistema de arquivos /export é um sistema de arquivos compartilhado. Se a opção -m for usada, o sistema de arquivos da região não global é colocado em um segmento separado e os dados não são compartilhados. A opção -m impede que os sistemas de arquivos criados com o comando zonecfg add fs sejam compartilhados entre os ambientes de inicialização. Consulte zonecfg(1M) para obter detalhes.
Neste exemplo, é criado um novo ambiente de inicialização denominado newbe. O sistema de arquivos raiz (/) é copiado em c0t1d0s4 . Todas as regiões não globais do atual ambiente de inicialização são copiadas no novo ambiente de inicialização. A região não global denominada zone1 contém um sistema de arquivos que está em um segmento separado de um sistema de arquivos compartilhado, como /zone1/root/export. Para evitar que este sistema de arquivos seja compartilhado, ele é copiado em um segmento separado em newbe, c0t1d0s1.
# lucreate -n newbe -m /:/dev/dsk/c0t1d0s4:ufs \ -m /export:/dev/dsk/c0t1d0s1:ufs:zone1 |
O comando lumount fornece às regiões não globais o acesso aos seus sistemas de arquivos correspondentes existentes nos ambientes de inicialização inativos. Quando o administrador de região global usa o comando lumount para montar um ambiente de inicialização inativo, o ambiente de inicialização também é montado para as regiões não globais.
A comparação de ambientes de inicialização está melhorada. O comando lucompare gera agora uma comparação de ambientes de inicialização que inclui o conteúdo de qualquer região não global.
A listagem de sistemas de arquivos com o comando lufslist foi melhorada para exibir uma lista dos sistemas de arquivos de regiões globais e não globais.
Para ver os procedimentos passo a passo da atualização de um sistema com regiões não globais instaladas ou para obter informações sobre a tecnologia de partição Solaris Zones, consulte as seguintes referências:
Descrição |
Para obter mais informações |
---|---|
Atualização do Solaris Live Upgrade em um sistema com regiões não globais | |
Criação e uso de regiões não globais |
System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System |
Atualização com o JumpStart |
Solaris Express Installation Guide: Custom JumpStart and Advanced Installations |
Atualização com a GUI interativa de instalação do Solaris |