Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.
A partir desta versão, foram feitas alterações no GRUB que permitem que o carregador de inicialização carregue diretamente e inicialize o kernel unix. O módulo multiboot do GRUB não é mais usado. Esta implementação integra diretamente a funcionalidade de inicialização múltipla no módulo do kernel unix específico para plataforma. Estas alterações diminuem o tempo, bem como os requisitos de memória, necessários para a inicialização do Solaris OS.
Outras adições e modificações da inicialização baseada no GRUB são:
A adição de duas novas palavras-chave, kernel$ e module$.
Estas palavras-chave ajudam na criação de entradas do arquivo menu.lst que funcionam com sistemas de 32 e 64 bits.
O comando bootadm também foi modificado para criar as entradas do arquivo menu.lst do GRUB que contém o módulo unix específico para plataforma e que é, agora, carregado diretamente pelo GRUB.
Durante a atualização de software, o comando bootadm converte todas as entradas de inicialização múltipla no arquivo menu.lst para fazer diretamente referência ao módulo do kernel unix. Para obter mais informações, consulte as páginas do manual boot(1M) e bootadm(1M).
Para obter instruções passo a passo, consulte o Capítulo 11, Modifying Solaris Boot Behavior (Tasks), no System Administration Guide: Basic Administration, e o Booting an x86 Based System by Using GRUB (Task Map) no System Administration Guide: Basic Administration.