Esta seção descreve os novos recursos do ZFS no Solaris Express Developer Edition versão 9/07.
Aprimoramentos no histórico do comando ZFS (zpool history) - o comando zpool history foi aprimorado com as novas opções que oferecem registro em log do evento do sistema de arquivos ZFS e um longo formato que inclui o nome de usuário, o nome de host e a região em que a operação foi realizada.
Por exemplo, a opção zpool history -i fornece eventos de comando zpool e os eventos de comando zfs.
# zpool history -i users History for 'users': 2007-04-26.12:44:02 zpool create users mirror c0t8d0 c0t9d0 c0t10d0 2007-04-26.12:46:13 zfs create users/home 2007-04-26.12:46:18 zfs create users/home/markm 2007-04-26.12:46:23 zfs create users/home/marks 2007-04-26.12:46:30 zfs create users/home/neil 2007-04-26.12:47:15 zfs snapshot -r users/home@yesterday 2007-04-26.12:54:50 zfs snapshot -r users/home@today 2007-04-26.13:29:13 zfs create users/snapshots |
A opção zpool history -l fornece um formato longo. Por exemplo:
# zpool history -l tank History for 'tank': 2007-07-19.10:55:13 zpool create tank mirror c0t1d0 c0t11d0 [user root on neo:global] 2007-07-19.10:55:19 zfs create tank/cindys [user root on neo:global] 2007-07-19.10:55:49 zfs allow cindys create,destroy,mount,snapshot tank/cindys [user root on neo:global] 2007-07-19.10:56:24 zfs create tank/cindys/data [user cindys on neo:global] |
Para obter mais informações, consulte zpool(1M).
Atualizando os sistemas de arquivos ZFS (zfs upgrade) – a partir desta versão, o comando zfs upgrade foi incluído para fornecer aprimoramentos futuros ao sistema de arquivos nos sistemas ZFS atuais. Os pools de armazenamento ZFS têm um recurso semelhante de atualização para fornecer aprimoramentos aos pools existentes de armazenamento.
Por exemplo:
# zfs upgrade This system is currently running ZFS filesystem version 2. The following filesystems are out of date, and can be upgraded. After being upgraded, these filesystems (and any 'zfs send' streams generated from subsequent snapshots) will no longer be accessible by older software versions. VER FILESYSTEM --- ------------ 1 datab 1 datab/users 1 datab/users/area51 |
No entanto, não são fornecidos recursos novos de atualização do sistema de arquivos ZFS nesta versão.
Administração delegada ZFS – a partir desta versão, você pode delegar permissões refinadas para realizar tarefas de administração ZFS a usuários não-privilegiados. Você pode usar os comandos zfs allow e zfs unallow para conceder e remover permissões.
O exemplo a seguir mostra como configurar as permissões de modo que o usuário cindys possa criar, destruir, montar e obter instantâneos em tank/cindys. As permissões em tank/cindys também são exibidas.
# zfs allow cindys create,destroy,mount,snapshot tank/cindys # zfs allow tank/cindys ------------------------------------------------------------- Local+Descendent permissions on (tank/cindys) user cindys create,destroy,mount,snapshot ------------------------------------------------------------- |
Como a permissão do ponto de montagem tank/cindys é configurada em 755 por padrão, o usuário cindys não conseguirá montar os sistemas de arquivo em tank/cindys. Configure um ACL semelhante à sintaxe a seguir para fornecer acesso a ponto de montagem.
# chmod A+user:cindys:add_subdirectory:allow /tank/cindys |
Você pode modificar a capacidade de usar a administração delegada ZFS com a propriedade delegation do pool. Por exemplo:
# zpool get delegation users NAME PROPERTY VALUE SOURCE users delegation on default # zpool set delegation=off users # zpool get delegation users NAME PROPERTY VALUE SOURCE users delegation off local |
Por padrão, a propriedade delegation é habilitada.
Para obter mais informações, consulte o Capítulo 9, ZFS Delegated Administration, no Solaris ZFS Administration Guide.
Configurando dispositivos separados do registro de log ZFS - o log de intenção ZFS (ZIL) é fornecido para satisfazer as exigências POSIX para transações síncronas. Por exemplo, em geral os bancos de dados exigem que suas transações estejam em dispositivos de armazenamento estáveis ao retornar de uma chamada do sistema. NFS e outros aplicativos também podem usar fsync() para garantir a estabilidade dos dados. Por padrão, o ZIL é alocado dos blocos no pool de armazenamento principal. No entanto, pode ser possível obter melhor desempenho usando dispositivos separados de log de intenção no seu pool de armazenamento ZFS, por exemplo com NVRAM ou um disco dedicado.
Os dispositivos de log de intenção ZFS não estão relacionados aos arquivos de log do banco de dados.
Você pode configurar dispositivos separados do registro de log ZFS das seguintes maneiras:
Quando o pool de armazenamento ZFS é criado ou depois da criação do pool.
Você pode anexar um dispositivo de log em um dispositivo existente de log para criar um dispositivo de log espelhado. Essa operação é idêntica à anexação de um dispositivo em um pool de armazenamento não-espelhado.
Para ver exemplos sobre a configuração dos dispositivos de log, consulte Creating a ZFS Storage Pool with Log Devices no Solaris ZFS Administration Guide e Adding Devices to a Storage Pool no Solaris ZFS Administration Guide.
Para obter informações sobre a utilização dos dispositivos de log ZFS separados e saber se são apropriados para o seu ambiente, consulte Setting Up Separate ZFS Logging Devices no Solaris ZFS Administration Guide.
Criando conjuntos de dados ZFS intermediários – você pode usar a opção -p com os comandos zfs create, zfs clone e zfs rename para criar rapidamente um conjunto de dados intermediário não-existente, caso já não existam.
Por exemplo, crie os conjuntos de dados ZFS users/area51) no pool de armazenamento datab.
# zfs list NAME USED AVAIL REFER MOUNTPOINT datab 106K 16.5G 18K /datab # zfs create -p -o compression=on datab/users/area51 |
Caso exista o conjunto de dados intermediário durante a operação de criação, a operação será concluída com êxito.
As propriedades especificadas se aplicam ao conjunto de dados desejado, e não aos conjuntos intermediários. Por exemplo:
# zfs get mountpoint,compression datab/users/area51 NAME PROPERTY VALUE SOURCE datab/users/area51 mountpoint /datab/users/area51 default datab/users/area51 compression on local |
O conjunto de dados intermediário é criado com o ponto padrão de montagem. Quaisquer propriedades adicionais são desativadas para o conjunto de dados intermediário. Por exemplo:
# zfs get mountpoint,compression datab/users NAME PROPERTY VALUE SOURCE datab/users mountpoint /datab/users default datab/users compression off default |
Para obter mais informações, consulte zfs(1M).
Aprimoramentos hot-plug ZFS - a partir desta versão, o ZFS responde com mais eficácia aos dispositivos que são removidos. O ZFS também fornece um mecanismo para identificar automaticamente os dispositivos que são inseridos com os seguintes aprimoramentos:
Você pode substituir um dispositivo atual por um dispositivo equivalente, sem precisar usar o comando zpool replace.
A propriedade autoreplace controla a substituição automática do dispositivo. Se a propriedade for configurada como desativada, a substituição do dispositivo deve ser iniciada pelo administrador usando o comando zpool replace. Se a propriedade for configurada como ativada, qualquer dispositivo novo que for encontrado no mesmo local físico que um dispositivo que antes pertencia ao pool será automaticamente formatado e substituído. O valor padrão da propriedade autoreplace é desativado.
O estado do pool de armazenamento REMOVED é fornecido quando for removido um dispositivo ou reserva, se o dispositivo foi fisicamente removido enquanto o sistema estava em execução. Um dispositivo reserva é substituído pelo dispositivo removido, se disponível.
Se um dispositivo for removido e depois inserido, o dispositivo será colocado on-line. Caso um reserva seja ativado quando o dispositivo for reinserido, a reserva será removida quando a operação on-line for concluída.
Quando os dispositivos são removidos ou inseridos, a detecção automática dependerá do hardware e poderá não ser suportada em todas as plataformas.
Os reservas são verificados periodicamente para garantir que estejam on-line e disponíveis.
Para obter mais informações, consulte zpool(1M).
Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos do sistema de arquivos ZFS, consulte o Solaris ZFS Administration Guide.