O aprimoramento dessas ferramentas da área de trabalho é novo na versão do Developer 1/08.
O GNOME 2.20 é a versão mais recente do ambiente de área de trabalho de múltiplas plataformas, o GNOME Desktop. O GNOME 2.20 contém os seguintes recursos:
Cliente de email - o cliente de e-mail, Evolution, contém os seguintes recursos:
Advertência de anexo
Ícone de notificação de e-mail na área de notificação do painel
Backup
"Barra de espaço mágica"
Edição de texto - o Gedit contém um sistema de realce de sintaxe inteiramente novo que agora oferece suporte a realce de sintaxe para as linguagens de script, como PHP e Ruby.
Gerenciamento de arquivos - a pesquisa na área de trabalho está integrada na caixa de diálogo do seletor de arquivos. O gerenciador de arquivos Nautilus exibe agora mais informações sobre as unidades na janela Propriedades, inclusive um gráfico de pizza que mostra o espaço restante. Além disso, você pode visualizar a utilização geral do disco no utilitário Disk Usage Analyser.
Painel de controle - no GNOME 2.20, os painéis de controle são reorganizados levemente para reduzir o número de painéis, fazendo com que fique mais fácil encontrar o que você precisa. Por exemplo, essa versão introduz o miniaplicativo do painel de controle Aparência. Os miniaplicativos Tema, Segundo plano, Fontes e Interface foram integrados para criar esse novo miniaplicativo, simplificando o menu Preferências. Além disso, algumas das preferências de acessibilidade foram transferidas para uma nova guia no painel de controle Aplicativos preferidos.
Sistema de ajuda – a infra-estrutura do navegador de ajuda do GNOME (yelp) foi modificada para melhorar o estilo e o layout do sistema de ajuda. Além disso, as cores combinam melhor com o seu tema atual. As páginas de ajuda aparecem mais rapidamente, já que as páginas individuais são carregadas agora sob demanda, sem precisar que todo o manual seja analisado desnecessariamente.
Interfaces de idioma da direita para a esquerda - interfaces de idioma da direita para a esquerda estão disponíveis para idiomas como o árabe e o hebreu, que são escritos da direita para a esquerda. Os usuários desses idiomas esperam que a maioria dos elementos da interface do usuário sejam espelhados de forma semelhante, em comparação com as interfaces de usuário da esquerda para a direita.
GTK+ – o GNOME 2.20 usa a versão 2.12 da API do kit de ferramentas da IU GTK+.
Glib – a biblioteca do utilitário Glib conta agora com um g[lowbar]get[lowbar]user[lowbar]special[lowbar]dir(), que fornece o caminho para as pastas especiais definidas pela especificação e ferramenta xdg-user-dirs da FreeDesktop.org. Para o processamento de texto, a nova API GRegex oferece uma correspondência da seqüência de expressão regular sem a necessidade de uma biblioteca adicional.
Glade – a partir dessa versão, há aprimoramentos na arquitetura e na interface do usuário. Por exemplo, as janelas de ferramenta, como o editor, o inspetor e a paleta, podem ser ancoradas.
Accerciser – o Accerciser é um explorador interativo de acessibilidade em Python e um substituto do at-poke.
Rarian – o Rarian é uma biblioteca de metadados de documentação projetada para substituir o Scrollkeeper.
Gnome-devel-docs – o Gnome-devel-docs é um conjunto de documentação do GNOME para desenvolvedores.
Poppler-data – os novos dados privados são instalados no /usr/share/poppler, que contém arquivos de codificação privados para utilização com o poppler.
Gerenciador de exibição do GNOME (GDM) – agora o GDM tem uma melhor auditoria utmp e wtmp. O GDM também pode usar o controle de acessobaseado em função (RBAC) para controlar o acesso aos recursos de desligamento, reinicialização e suspensão.
Avahi – alguns aplicativos do GNOME, como Ekiga e Rhythmbox, fornecem suporte para a descoberta e o registro de serviços usando o Avahi. A API do cliente Avahi pode ser usada por todos os aplicativos GNOME. O daemon Avahi faz chamadas para a API Bonjour e usa o servidor Bonjour para descoberta e registro do serviço. Nas plataformas Linux e FreeBSD, o daemon Avahi implementa a pilha mDNS.