O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

x86: Virtualização usando o Sun xVM Hypervisor

Este aprimoramento de recurso do sistema é novo na versão Developer 1/08.

O objetivo da virtualização é passar do gerenciamento de componentes individuais do datacenter para o gerenciamento de pools de recursos. Consolidando múltiplos hosts e serviços em uma única máquina, a virtualização reduz os custos através do compartilhamento de hardwares, infra-estruturas e administração.

O Sun xVM Hypervisor baseia-se no trabalho da comunidade de código aberto Xen. Em um sistema em execução, o Hypervisor se encaixa entre o hardware e a instância do sistema operacional. O Hypervisor pode executar com segurança múltiplas máquinas virtuais simultaneamente em um único computador compatível com x86, com cada máquina virtual executando seu próprio sistema operacional.

Cada instância da máquina virtual é chamada de domínio. Há dois tipos de domínio. Há um domínio de controle, também chamado de domínio 0, ou dom0. O sistema operacional convidado é chamado de domínio convidado, também conhecido como domínio U ou domU. Você pode ter múltiplos domínios convidados no seu sistema.

Nas soluções baseadas no Hypervisor, há dois tipos básicos de virtualização: virtualização completa e paravirtualização. O Hypervisor suporta os dois modos. Um sistema pode ter domínios paravirtualizados e totalmente virtualizados sendo executados simultaneamente.

O xVM Hypervisor virtualiza o hardware do sistema. Isso significa que ele compartilha e particiona de forma transparente os recursos do sistema, como CPUs, memória e NICs, entre os domínios convidados.

O Hypervisor é executado em sistemas baseados em x64 e x86. As configurações suportadas incluem os convidados Solaris dom0 e Solaris domU, Linux domU, FreeBSD domU e Windows domU. As regiões do Solaris e de outras marcas podem ser executadas em um Solaris domU.

Para obter mais informações, consulte o que se segue: