Notas da Versao do Sun GlassFish Enterprise Server v3

Regras mais estritas de visibilidade JAR

O Java EE 6 impõe regras mais estritas de visibilidade JAR do que o Java EE 5 fazia. Como resultado, alguns aplicativos mais antigos podem falhar.

A especificação Java EE 6 impõe regras estritas sobre quais arquivos JAR são visíveis de um arquivo corporativo (EAR). Consulte especialmente a seção EE.8.3.3. Especificamente, os módulos de aplicativo cliente não deveriam ter acesso à qualquer arquivo EJB JAR, a não ser que o manifesto do arquivo JAR do aplicativo cliente Class-Path se refira explicitamente ao arquivo EJB JAR.

Esta é uma alteração do Enterprise Server v2, no qual o aplicativo cliente tinha o acesso automático à todos os arquivos EJB JAR no arquivo EAR e a todos os arquivos JAR no nível superior do arquivo EAR. Para estar em conformidade com a linguagem com especificação mais estrita, o Enterprise Server v3 não pode fornecer automaticamente aplicativos clientes com acesso ao arquivos JAR.

Este novo comportamento mais estrito imposto pelo Java EE 6 pode ser endereçado como segue:

Esta alteração de comportamento também é discutida no Capítulo 1, Application Server Compatibility Issues, no Sun GlassFish Enterprise Server v3 Upgrade Guide.