Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Cláusulas e declarações de teste

Como mostrado em nossos exemplos até aqui, um arquivo-fonte de programa em D consiste em uma ou mais cláusulas de teste que descrevem a instrumentação a ser ativada por DTrace. Cada cláusula de teste possui o formato geral:

descrições de teste
/ predicado /
{
	declarações de ação
}

O predicado e a lista de declarações de ações podem ser omitidos. Quaisquer diretivas encontradas fora das cláusulas de teste são chamadas de declarações. As declarações só podem ser usadas fora das cláusulas de teste. Não são permitidas declarações entre { } e as declarações não podem ser colocadas entre os elementos da cláusula de teste mostrada acima. Pode ser usado espaço em branco para separar quaisquer elementos de programa em D e para recuar as declarações de ação.

As declarações podem ser usadas para declarar variáveis de D e símbolos de C externos, conforme discutido no Capítulo 3Variáveis, ou para definir novos tipos para uso em D, conforme descrito no Capítulo 8Definições de tipo e de constante. As diretivas de compilador de D especiais chamadas pragmas também podem aparecer em qualquer lugar em um programa em D, inclusive fora das cláusulas de teste. Os pragmas de D são especificados em linhas que começam com um caractere #. Os pragmas de D são usados, por exemplo, para definir as opções de tempo de execução do DTrace. Consulte o Capítulo 16Opções e ajustáveis para obter detalhes.