Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Política fill

Para alguns problemas, você pode querer usar um único buffer em kernel. Embora essa abordagem possa ser implementada com a política switch e construções apropriadas de D incrementando-se uma variável em D e criando-se um predicado para uma ação exit() apropriadamente, tal implementação não elimina a possibilidade de cancelamentos. Para solicitar um único buffer grande em kernel e prosseguir com o rastreio até que um ou mais dos buffers por CPU tenha sido preenchido, use a política de buffer fill. Nessa política, o rastreio continua até que um teste ativado tente rastrear mais dados que possam caber no espaço restante do buffer principal. Quando não houver espaço suficiente restante, o buffer é marcado como preenchido e o consumidor é notificado que pelo menos um dos buffers por CPU foi preenchido. Quando o dtrace(1M) detecta um único buffer preenchido, o rastreio é interrompido, todos os buffers são processados e dtrace é encerrado. Dados adicionais não serão rastreados para um buffer preenchido mesmo que esses dados caibam nele.

Para usar a política fill, defina a opção bufpolicy como fill. Por exemplo, o seguinte comando rastreia cada entrada de chamada do sistema em um buffer por CPU de 2K com a política de buffer definida como fill:


# dtrace -n syscall:::entry -b 2k -x bufpolicy=fill

Política fill e testes END

Os testes END normalmente não são acionados até que o rastreio tenha sido explicitamente interrompido pelo consumidor do DTrace. É garantido que os testes END sejam acionados apenas em uma CPU, mas a CPU na qual o teste é acionado não é definida. Com buffers fill, o rastreio é explicitamente interrompido quando pelo menos um dos buffers principais por CPU tiver sido marcado como preenchido. Se a política fill estiver selecionada, o teste END pode ser acionado em uma CPU que possua um buffer preenchido. Para acomodar o rastreio END em buffers fill, o DTrace calcula a quantidade de espaço potencialmente consumido pelos testes END e subtrai esse espaço do tamanho do buffer principal. Se o tamanho líquido for negativo, o DTrace se recusará a iniciar e o dtrace(1M) retornará uma mensagem de erro correspondente:


dtrace: END enablings exceed size of principal buffer

O mecanismo de reserva garante que um buffer completo sempre possui espaço suficiente para quaisquer testes END.