Guia de rastreamento dinâmico Solaris

fileinfo_t

A estrutura fileinfo_t fornece informações sobre um arquivo. O arquivo ao qual uma E/S corresponde é apontado por args[2] nos testes start, done, wait-start e wait-done. A presença de informações do arquivo depende do sistema de arquivos fornecer essas informações ao distribuir solicitações de E/S. Alguns sistemas de arquivos, especialmente de terceiros, podem não fornecer essas informações. Além disso, solicitações de E/S podem surgir de um sistema de arquivos para o qual não existam informações do arquivo. Por exemplo, uma E/S para os metadados do sistema de arquivos não será associada a um arquivo. Finalmente, alguns sistemas de arquivos altamente otimizados podem agregar E/S de arquivos separados em uma única solicitação de E/S. Nesse caso, o sistema de arquivos pode fornecer as informações de arquivo seja para o arquivo que representa a maioria da E/S ou para o arquivo que representa uma parte da E/S. De forma alternativa, o sistema de arquivos pode não fornecer as informações de arquivo nesse caso.

A definição da estrutura fileinfo_t é a seguinte:

typedef struct fileinfo {
	string fi_name;                 /* name (basename of fi_pathname) */
	string fi_dirname;              /* directory (dirname of fi_pathname) */
	string fi_pathname;             /* full pathname */
	offset_t fi_offset;             /* offset within file */
	string fi_fs;                   /* filesystem */
	string fi_mount;                /* mount point of file system */
} fileinfo_t;

O campo fi_name contém o nome do arquivo mas não inclui componentes do diretório. Se nenhuma informação do arquivo for associada a uma E/S, o campo fi_name será definido como a seqüência <none>. Em alguns casos raros, o nome de caminho associado a um arquivo pode ser desconhecido. Nesse caso, o campo fi_name será definido como a seqüência <unknown>.

O campo fi_dirname contém somente o componente de diretório do nome do arquivo. Assim como com fi_name, essa seqüência pode ser definida como <none> se nenhuma informação de arquivo estiver presente, ou <unknown> se o nome de caminho associado ao arquivo não for conhecido.

O campo fi_pathname contém o nome de caminho completo para o arquivo. Assim como com fi_name, essa seqüência pode ser definida como <none> se nenhuma informação de arquivo estiver presente, ou <unknown> se o nome de caminho associado ao arquivo não for conhecido.

O campo fi_offset contém o deslocamento no arquivo, ou -1 se a informação do arquivo não estiver presente ou se o deslocamento não estiver especificado pelo sistema de arquivos.