Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Limitar testes ativados

Técnicas de instrumentação dinâmicas permitem que o DTrace forneça uma cobertura de rastreio sem igual do kernel e dos processos arbitrários do usuário. Embora essa cobertura permita uma nova e revolucionária abordagem do comportamento do sistema, ela também pode causar um efeito enorme nos testes. Se milhares de testes forem ativados, o efeito no sistema pode, facilmente, ser substancial. Portanto, você deve ativar somente o número de testes necessários para solucionar um problema. Você não deve, por exemplo, ativar todos os testes FBT se uma ativação mais concisa for capaz de responder à sua pergunta. Por exemplo, sua pergunta pode permitir que você se concentre em um módulo específico de interesse ou uma função específica.

Ao usar o provedor pid, você deve ter um cuidado especial. Como o provedor pid pode instrumentar todas as instruções, você pode ativar milhões de testes em um aplicativo, tornando o processo de destino extremamente lento.

O DTrace também pode ser usado em situações nas quais grandes quantidades de testes precisem ser ativadas para que uma pergunta seja respondida. A ativação de muitos testes pode tornar um sistema um pouco lento, mas nunca induzirá a uma falha grave no computador. Assim, você não deve hesitar se for necessário ativar muitos testes.