Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Privilégio dtrace_user

O privilégio dtrace_user permite o uso dos provedores profile e syscall com algumas precauções, e o uso das seguintes ações e variáveis:

Provedores 

profile

syscall

fasttrap

Ações 

copyin

copyout

stop

copyinstr

raise

ustack

Variáveis 

execname

pid

uregs

Espaços de endereço 

Usuário 

 

 

O privilégio dtrace_user fornece visibilidade apenas dos processos para os quais o usuário já tem permissão; ele não permite qualquer visibilidade do estado ou da atividade do kernel. Com esse privilégio, os usuários podem ativar o provedor syscall, mas os testes somente serão ativados nos processos para os quais o usuário tem permissão. Similarmente, o provedor profile pode ser ativado, mas os testes só serão ativados nos processos para os quais o usuário tem permissão, nunca no kernel do Solaris.

Esse privilégio permite o uso da instrumentação que, embora permita a visibilidade somente de processos específicos, pode afetar o desempenho geral do sistema. O provedor syscall possui um pequeno impacto no desempenho em cada chamada do sistema em cada processo. O provedor profile afeta o desempenho geral do sistema, executando cada intervalo de tempo, semelhante a um temporizador em tempo real. Nenhuma dessas degradações de desempenho é tão grande que limite gravemente o progresso do sistema, mas os administradores do sistema devem considerar as implicações de conceder esse privilégio a um usuário. Consulte o Capítulo 21Provedor syscall e o Capítulo 19Provedor profile para ver uma discussão do impacto no desempenho dos provedores syscall e profile.