Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Classes de dependência

Como o Solaris e o DTrace oferecem suporte a várias plataformas operacionais e processadores, o DTrace também rotula interfaces com uma classe de dependência que informa se uma interface é comum a todas as plataformas e aos processadores Solaris ou se a interface é associada a uma arquitetura de sistema em particular. A classe de dependência é ortogonal para os níveis de estabilidade descritos anteriormente. Por exemplo, uma interface do DTrace pode ser estável mas com suporte somente em microprocessadores SPARC ou pode ser instável mas comum a todos os sistemas Solaris. As classes de dependência do DTrace são descritas na lista a seguir ordenadas da menos comum (ou seja, mais específica a uma arquitetura em particular) para a mais comum (ou seja, comum a todas as arquiteturas).

Desconhecida

A interface possui um conjunto desconhecido de dependências de arquitetura. O DTrace não sabe, necessariamente, as dependências de arquitetura de todas as entidades, como os tipos de dados definidos na implementação do sistema operacional. O rótulo Desconhecida geralmente é aplicado a interfaces de estabilidade muito baixa para as quais as dependências não podem ser calculadas. A interface pode não estar disponível durante o uso do DTrace em qualquer arquitetura diferente da que você está usando atualmente.

CPU

A interface é específica do modelo de CPU do sistema atual. Você pode usar a opção -v do utilitário psrinfo(1M) para exibir o modelo de CPU atual e os nomes de implementação. As interfaces com dependências em modelo de CPU podem não estar disponíveis em outras implementações de CPU, mesmo que essas CPUs exportem a mesma ISA (Arquitetura de conjunto de instruções). Por exemplo, uma interface dependente de CPU em um microprocessador UltraSPARC-III+ pode não estar disponível em um microprocessador UltraSPARC-II, mesmo que ambos os processadores ofereçam suporte ao conjunto de instruções SPARC.

Plataforma

A interface é específica da plataforma de hardware do sistema atual. Uma plataforma geralmente associa um conjunto de componentes do sistema e características de arquitetura como um conjunto de modelos de CPU com suporte a um nome de sistema como SUNW,Ultra-Enterprise-10000 . Você pode exibir o nome da plataforma atual usando a opção uname(1) -i. A interface pode não estar disponível em outras plataformas de hardware.

Grupo

A interface é específica do grupo de plataformas de hardware do sistema atual. Um grupo de plataformas geralmente associa um conjunto de plataformas com características relacionadas sob um único nome, como sun4u. Você pode exibir o nome do grupo de plataformas atual usando a opção uname(1) - m. A interface está disponível em outras plataformas no grupo de plataformas, mas pode não estar disponível em plataformas de hardware que não sejam membros do grupo.

ISA

A interface é específica da arquitetura de conjunto de instruções (ISA) com suporte nos microprocessadores deste sistema. A ISA descreve uma especificação por software que pode ser executado no microprocessador, incluindo detalhes como instruções de linguagem de composição e registros. Você pode exibir os conjuntos de instrução nativos com suporte no sistema usando o utilitário isainfo(1). Pode não haver suporte para a interface em sistemas que não exportem nenhum dos mesmos conjuntos de instrução. Por exemplo, uma interface dependente de ISA em um sistema Solaris SPARC pode não ter suporte em um sistema Solaris x86.

Comum

A interface é comum a todos os sistemas Solaris independentemente do hardware subjacente. Os aplicativos em camadas e os programas do DTrace que dependem somente das interfaces comuns podem ser executados e implantados em outros sistemas Solaris com as mesmas revisões do Solaris e do DTrace. A maioria das interfaces do DTrace é comum, assim, você pode usá-las onde quer que use o Solaris.