Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Destruindo pools de armazenamento do ZFS

Os pools são destruídos com o uso do comando zpool destroy. Este comando destrói o pool mesmo se contiver conjuntos de dados montados.


# zpool destroy tank

Cuidado – Cuidado –

Tome muito cuidado ao destruir um pool. Certifique-se de que está destruindo o conjunto certo e sempre tenha cópias dos dados. Se destruir por acidente o pool errado, poderá tentar recuperá-lo. Para obter mais informações, consulte Recuperando pools de armazenamento destruídos do ZFS.


Destruindo um pool com dispositivos falhos

O ato de destruir um conjunto requer que os dados sejam gravados em disco para indicar que o conjunto deixou de ser válido. Estas informações de estado evitam que o dispositivo apareça como um possível pool ao realizar uma importação. Se um ou mais dispositivos não estiverem disponíveis, o pool pode ainda assim ser destruído. No entanto, as informações de estado necessárias não serão gravadas nestes dispositivos indisponíveis.

Estes dispositivos, quando reparados de maneira adequada, são reportados como potencialmente ativos ao criar um novo conjunto. Eles aparecem como dispositivos válidos ao buscar por conjuntos para importar. Se um pool apresentar bastantes dispositivos falhos, de forma que o próprio pool é falho (o que significa que o dispositivo virtual de primeiro nível é falho), o comando imprimirá um aviso e não poderá concluir sem a opção -f. Esta opção é necessária porque o conjunto não pode ser aberto, então não é possível saber se os dados estão armazenados lá. Por exemplo:


# zpool destroy tank
cannot destroy 'tank': pool is faulted
use '-f' to force destruction anyway
# zpool destroy -f tank

Para obter mais informações sobre a integridade de pools e dispositivos, consulte Determinando o status de integridade de pools de armazenamento do ZFS.

Para obter mais informações sobre a importação de pools, consulte Importando pools de armazenamento do ZFS.