Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Configuração de pool de armazenamento RAID-Z

Além de uma configuração de conjunto em armazenamento espelhado, o ZFS fornece uma configuração RAID-Z com tolerância de falha de paridade única, dupla ou tripla. RAID-Z de paridade dupla (raidz ou raidz1) é semelhante ao RAID-5. O RAID-Z de paridade dupla (raidz2) é semelhante ao RAID-6.

Para mais informações sobre RAIDZ-3 (raidz3), consulte o blog a seguir:

http://blogs.sun.com/ahl/entry/triple_parity_raid_z

Todos os algoritmos tradicionais semelhantes ao RAID-5 (RAID-4, RAID-6, RDP e EVEN-ODD, por exemplo) podem apresentar um problema conhecido como "buraco de gravação de RAID-5". Se apenas parte de uma faixa RAID-5 for gravado, e a potência se perder antes de todos os blocos terem sido registrados no disco, a paridade permanecerá dessincronizada com os dados e, portanto, ficará inutilizada para sempre (a não ser que uma gravação subsequente de faixa inteira a substitua). No RAID-Z, o ZFS usa faixas RAID de largura variável, de forma que todas as gravações são gravações de faixa inteira. Este design é possível apenas porque o ZFS integra o gerenciamento do sistema de arquivos e do dispositivo de tal forma que os metadados do sistema de arquivos têm informações suficientes sobre o modelo de redundância de dados subjacente para lidar com faixas RAID de largura variável. O RAID-Z é a primeira solução somente de software do mundo para o "buraco de gravação de RAID-5".

Uma configuração RAID-Z com N discos de tamanho X com discos de paridade P podem conter aproximadamente (N-P)*X bytes e podem resistir a P dispositivo(s) falho(s) antes que a integridade dos dados seja comprometida. São necessários pelo menos dois discos para uma configuração RAID-Z de paridade única e pelo menos três discos para uma configuração RAID-Z de paridade dupla. Por exemplo, se houver três discos em uma configuração RAID-Z de paridade única, os dados da paridade ocuparão espaço igual a um dos três discos. Do contrário, nenhum hardware especial será necessário para criar uma configuração RAID-Z.

Conceitualmente, uma configuração RAID-Z com três discos teria a aparência semelhante à seguinte:


raidz c1t0d0 c2t0d0 c3t0d0

Conceitualmente, uma configuração espelhada RAID-Z mais complexa teria a aparência a seguir:


raidz c1t0d0 c2t0d0 c3t0d0 c4t0d0 c5t0d0 c6t0d0 c7t0d0 raidz c8t0d0 c9t0d0 c10t0d0 c11t0d0
c12t0d0 c13t0d0 c14t0d0

Se estiver criando uma configuração RAID-Z com muitos discos, considere dividir os discos em vários agrupamentos. Por exemplo, uma configuração RAID-Z com 14 discos é melhor dividido em 7 agrupamentos de disco. As configurações RAID-Z com agrupamentos de dígito único de discos têm um melhor desempenho.

Para informações sobre a criação de um conjunto de armazenamento RAID-Z, consulte Criando um conjunto de armazenamento RAID-Z.

Para informações sobre a escolha entre uma configuração espelhada ou uma configuração RAID-Z levando em consideração desempenho e espaço, consulte a entrada de blog a seguir:

http://blogs.sun.com/roch/entry/when_to_and_not_to

Para informações adicionais sobre as recomendações de conjunto de armazenamento RAID-Z, consulte o site de boas práticas do ZFS:

http://www.solarisinternals.com/wiki/index.php/ZFS_Best_Practices_Guide