Os instantâneos de sistemas de arquivos são baratos e fáceis de criar no ZFS. Os instantâneos são comuns na maioria dos ambientes do ZFS. Para obter informações sobre os instantâneos do ZFS, consulte o Capítulo 7Trabalhando com instantâneos e clones do ZFS do Oracle Solaris.
A presença de instantâneos pode provocar alguns comportamentos inesperados ao tentar liberar espaço em disco. Normalmente, com as permissões apropriadas, é possível remover um arquivo de todo um sistema de arquivos, e esta ação resulta em mais espaço em disco disponível no sistema de arquivos. No entanto, se o arquivo a ser removido existir no instantâneo do sistema de arquivos, então nenhum espaço em disco é liberado com a exclusão do arquivo. Os blocos usados pelo arquivo continuam a ser referenciados a partir do instantâneo.
Como resultado, a exclusão do arquivo pode consumir mais espaço em disco, pois uma nova versão do diretório precisa ser criada para refletir o novo estado do espaço de nome. Este comportamento significa que é possível receber um erro ENOSPC ou EDQUOT inesperado ao tentar remover o arquivo.