Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Usando discos em um pool de armazenamento do ZFS

O elemento mais básico de um conjunto de armazenamento é um armazenamento físico. O armazenamento físico pode ser qualquer dispositivo de bloco com um tamanho de pelo menos 128 MB. Geralmente, este dispositivo é um disco rígido que é visível para o sistema no diretório /dev/dsk .

Um dispositivo de armazenamento que pode ser um disco inteiro (c1t0d0) ou uma faixa individual (c0t0d0s7). O modo recomendado de operação é utilizar um disco inteiro, caso em que o o disco não necessita ser especialmente formatado. O ZFS formata o disco usando uma legenda EFI para conter uma única faixa grande. Quando usado desta forma, a tabela de partição que é exibida pelo comando format aparece semelhante à seguinte:


Current partition table (original):
Total disk sectors available: 286722878 + 16384 (reserved sectors)

Part      Tag    Flag     First Sector         Size         Last Sector
  0        usr    wm                34      136.72GB          286722911    
  1 unassigned    wm                 0           0               0    
  2 unassigned    wm                 0           0               0    
  3 unassigned    wm                 0           0               0    
  4 unassigned    wm                 0           0               0    
  5 unassigned    wm                 0           0               0    
  6 unassigned    wm                 0           0               0    
  8   reserved    wm         286722912        8.00MB          286739295    

Para utilizar um disco inteiro, o disco deve ser nomeado utilizando a convenção de identificação /dev/dsk/cXtXdXsX. Alguns drivers de terceiros usam uma convenção de nomeação diferente ou colocam o disco em um local diferente do diretório /dev/dsk. Para usar estes discos, é necessário rotular manualmente o disco e fornecer uma faixa para o ZFS.

O ZFS aplica uma legenda EFI quando você cria um pool de armazenamento com discos inteiros. Para obter mais informações sobre legendas EFI, consulte EFI Disk Label no System Administration Guide: Devices and File Systems .

Um disco definido para um pool raiz ZFS, precisa ser criado com uma legenda SMI e não uma legenda EFI. Você pode relegendar um disco com uma legenda SMI usando o comando format - e .

Os discos podem ser especificados com o uso do caminho completo, como /dev/dsk/c1t0d0 , ou de um nome abreviado que consiste no nome do dispositivo dentro do diretório /dev/dsk, como c1t0d0. Abaixo encontram-se, por exemplo, nomes de disco válidos:

A utilização de discos inteiros é a forma mais simples de criar conjuntos de armazenamento ZFS. As configurações do ZFS se tornam progressivamente mais complexas, dos pontos de vista de gerenciamento, confiabilidade e desempenho, quando você constrói pools a partir de faixas de disco, LUNs em matrizes de hardware RAID ou em volumes apresentados pelos gerenciadores de volume baseados em software. As considerações abaixo podem ajudar você a determinar como configurar o ZFS com outras soluções de armazenamento de hardware ou software:

Para obter informações adicionais sobre as recomendações de pool de armazenamento, consulte o site de boas práticas do ZFS:

http://www.solarisinternals.com/wiki/index.php/ZFS_Best_Practices_Guide

Os discos são identificados pelo caminho e pelo ID do dispositivo, se disponível. Em sistemas onde a informação de ID do dispositivo está disponível, este método de identificação permite que dispositivos sejam configurados sem atualizar o ZFS. Como a geração e gerenciamento de dispositivo de ID pode variar de acordo com o sistema, exporte o conjunto primeiro antes de mover dispositivos, assim como mover um disco de um controlador para outro. Um evento do sistema, como uma atualização de firmware ou outro alteração de hardware, pode alterar as IDs do dispositivo no conjunto de armazenamento ZFS, que pode causar a invalidação do dispositivo.