Antes de formatar um dispositivo, o ZFS determina se o disco está sendo usado pelo ZFS ou por alguma outra parte do sistema operacional. Se o disco estiver em uso, poderão ser exibidos erros como os seguintes:
# zpool create tank c1t0d0 c1t1d0 invalid vdev specification use '-f' to override the following errors: /dev/dsk/c1t0d0s0 is currently mounted on /. Please see umount(1M). /dev/dsk/c1t0d0s1 is currently mounted on swap. Please see swap(1M). /dev/dsk/c1t1d0s0 is part of active ZFS pool zeepool. Please see zpool(1M). |
Alguns destes erros podem ser ignorados utilizando a opção -f, mas grande parte deles não. As condições a seguir não podem ser ignoradas utilizando a opção - f, sendo necessário corrigí-los manualmente:
O disco ou uma de suas faixas contém um sistema de arquivos que está montado atualmente. Para corrigir este erro, use o comando umount.
O disco contém um sistema de arquivos que está listado no arquivo /etc/vfstab , mas o sistema de arquivos não está montado atualmente. Para corrigir este erro, remova ou anote a linha no arquivo /etc/vfstab.
O disco está em uso como o dispositivo de dump dedicado para o sistema. Para corrigir este erro, use o comando dumpadm.
O disco ou o arquivo faz parte de um pool de armazenamento ativo do ZFS. Para corrigir este erro, use o comando zpool destroy para destruir o pool, se este não for mais necessário. Ou, use o comando zpool detach para desanexar o disco do outro pool. Somente é possível desanexar um disco do pool de armazenamento espelhado.
As verificações de dispositivo em uso abaixo servem como avisos úteis e podem ser ignoradas com o uso da opção -f para criar o pool:
O disco contém um sistema de arquivos conhecido, embora não esteja montado e não pareça estar em uso.
Este disco é parte de um volume do Solaris Volume Manager.
O disco está em utilização como um ambiente de inicialização alternativo para o Oracle Solaris Live Upgrade.
O disco faz parte de um pool de armazenamento que foi exportado ou removido manualmente de um sistema. Neste último caso, o pool é relatado como potentially active, uma vez que o disco pode ser ou não uma unidade anexada a uma rede em uso por outro sistema. Tome cuidado ao substituir um pool potencialmente ativo.
O exemplo abaixo mostra como a opção -f é usada:
# zpool create tank c1t0d0 invalid vdev specification use '-f' to override the following errors: /dev/dsk/c1t0d0s0 contains a ufs filesystem. # zpool create -f tank c1t0d0 |
O ideal é corrigir os erros, em vez de utilizar a opção -f para ignorá-los.