Os sistemas de arquivos ZFS são criados usando o comando zfs create. O subcomando create apresenta um único argumento: o nome do sistema de arquivos a ser criado. O nome do sistema de arquivos é especificado como um nome de caminho que começa com o nome do conjunto como se segue:
nome-do-pool/[nome-do-sistema-de-arquivos/]nome-do-sistema-de-arquivos
O nome do conjunto e os nomes iniciais do sistema de arquivos no caminho identificam o local no qual o novo sistema de arquivos será criado na hierarquia. O último nome do caminho identifica o nome do sistema de arquivos que será criado. O nome do sistema de arquivos deve estar de acordo com as convenções de nomeação definidas em Requisitos para nomeação de componentes do ZFS.
No exemplo abaixo, um sistema de arquivos denominado bonwick é criado no sistema de arquivos tank/home .
# zfs create tank/home/bonwick |
O ZFS monta automaticamente o sistema de arquivos recém-criado se a criação de tal sistema tiver sido bem-sucedida. Por padrão, os sistemas de arquivos são montados como /conjunto de dados, usando o caminho fornecido pelo nome do sistema de arquivos no subcomando create. Nesse exemplo, o sistema de arquivos bonwick recém-criado está montado em /tank/home/bonwick. Para mais informações sobre os pontos de montagem gerenciados automaticamente, consulte Gerenciando pontos de montagem do ZFS.
Para mais informações sobre o comando zfs create, consulte zfs(1M).
Você pode definir as propriedades do sistema de arquivos quando ele é criado.
No exemplo a seguir, um ponto de montagem de /export/zfs é criado para o sistema de arquivos tank/home:
# zfs create -o mountpoint=/export/zfs tank/home |
Para mais informações sobre propriedades do sistema de arquivos, consulte Introduzindo as propriedades do ZFS.