Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Definindo propriedades do ZFS

O comando zfs set pode ser usado para modificar qualquer propriedade definível de conjunto de dados. Ou então, é possível utilizar o comando zfs create para definir as propriedades quando o conjunto de dados é criado. Para obter uma lista de propriedades definíveis de conjunto de dados, consulte Propriedades nativas definíveis do ZFS.

O comando zfs set utiliza uma sequência de propriedade/valor no formato de propriedade=valor seguido por um nome de conjunto de dados. Somente uma propriedade pode ser configurada ou modificada durante cada chamada zfs set.

O exemplo abaixo define a propriedade atime como off para tank/home.


# zfs set atime=off tank/home

Além disso, qualquer propriedade do sistema de arquivos pode ser definida quando o sistema de arquivos é criado. Por exemplo:


# zfs create -o atime=off tank/home

É possível especificar valores de propriedades numérica utilizando os sufixos fáceis de entender (em ordem crescente de magnitude): BKMGTPEZ. Todos estes sufixos podem ser seguidos de b opcional, indicando bytes, com exceção do sufixo B, que já indica bytes. As quatro chamadas a seguir de zfs set são expressões numéricas equivalentes que configuram a propriedade quota para ser definida com o valor de 50 GB no sistema de arquivos tank/home/marks:


# zfs set quota=50G tank/home/marks
# zfs set quota=50g tank/home/marks
# zfs set quota=50GB tank/home/marks
# zfs set quota=50gb tank/home/marks

Os valores de propriedades não numéricas fazem a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas e devem ser em minúsculas, com exceção de mountpoint e sharenfs. Os valores destas propriedades podem apresentar maiúsculas e minúsculas misturadas.

Para obter mais informações sobre o comando zfs set, consulte zfs(1M).