Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Adicionando sistemas de arquivos ZFS a uma região não global

Você pode adicionar um sistema de arquivos ZFS como um sistema de arquivos genérico quando o objetivo for unicamente compartilhar espaço com a região global. Um sistema de arquivos ZFS adicionado a uma região não global deve ter a propriedade mountpoint definida como legado.

O sistema de arquivos ZFS pode ser adicionado a uma região não global com o subcomando add fs do comando zonecfg .

No exemplo seguinte, um sistema de arquivos do ZFS é adicionado a uma região não global por um administrador global na região global:


# zonecfg -z zion
zonecfg:zion> add fs
zonecfg:zion:fs> set type=zfs
zonecfg:zion:fs> set special=tank/zone/zion
zonecfg:zion:fs> set dir=/export/shared
zonecfg:zion:fs> end

Esta sintaxe adiciona o sistema de arquivos do ZFS, tank/zone/zion, à região zion já configurada, montada em /export/shared. A propriedade mountpoint do sistema de arquivos deve ser definida como legacy (legado), e o sistema de arquivos já não poderá ser montado em outro local. O administrador de regiões pode criar e destruir arquivos dentro do sistema de arquivos. O sistema de arquivos não pode ser remontado em uma localização diferente e o administrador de regiões não pode alterar propriedades no sistema de arquivos, como atime, readonly, compression, e etc. O administrador de regiões globais é responsável por definir e controlar as propriedades do sistema de arquivos.

Para obter mais informações sobre o comando zonecfg e sobre a configuração dos tipos de recursos com zonecfg, consulte Parte II, Regiões, no Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones.