Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Informações sobre a configuração do pool

O campo config na saída zpool status descreve a configuração dos dispositivos no conjunto, bem como seu estado e quaisquer erros gerados a partir dos dispositivos. O estado pode ser um dos seguintes: ONLINE, FAULTED, DEGRADED, UNAVAIL ou OFFLINE. Se for exibido somente ONLINE, a tolerância a falhas do pool foi comprometida.

A segunda seção da saída de configuração exibe os erros de estatísticas. Estes erros estão divididos em três categorias:

Estes erros podem ser usados para determinar se o dano é permanente. Uma pequena quantidade de erros de E/S pode indicar uma interrupção temporária, enquanto que uma grande quantidade pode indicar um problema permanente com o dispositivo. Estes erros não correspondem necessariamente à corrupção de dados conforme interpretado pelos aplicativos. Se o dispositivo estiver em uma configuração redundante, os dispositivos podem exibir erros incorrigíveis, enquanto nenhum erro aparece no espelho ou no nível do dispositivo RAID-Z. Em tais casos, o ZFS recupera com sucesso os dados bons e tenta reabilitar dados danificados a partir das réplicas existentes.

Para mais informações sobre a interpretação desses erros, consulte Determinando o tipo de falha do dispositivo.

Finalmente, na última coluna da saída de zpool status se encontram informações adicionais auxiliares. Essas informações abrangem o campo estado, auxiliando em diagnósticos de falhas. Se um dispositivo apresenta o estado FAULTED, este campo indica se o dispositivo encontra-se inacessível ou se os dados do dispositivo estão corrompidos. Se o dispositivo estiver sendo submetido a um resilvering, este campo exibe o progresso atual.

Para mais informações sobre a monitoração do progresso de resilvering, consulte Exibindo o status do resilvering.