O comando zpool status mostra também se os erros conhecidos estão associados ao pool. Esses erros podem ter sido encontrados durante o scrubbing de dados ou durante uma operação normal. O ZFS mantém um log persistente de todos os erros de dados associados ao conjunto. Este registro é alternado sempre que um scrubbing completo do sistema for concluído.
Os erros de corrupção de dados são sempre fatais. A presença de tais erros indica que como mínimo um aplicativo sofreu um erro de E/S devido a dados corrompidos dentro do pool. Os erros de dispositivo dentro de um pool redundante não têm como resultado a corrupção de dados e não são registrados como parte deste registro. Por padrão, somente o número de erros encontrado é exibido. Uma lista completa de erros e de suas condições específicas pode ser encontrada usando a opção -v do zpool status. Por exemplo:
# zpool status -v
pool: tank
state: UNAVAIL
status: One or more devices are faulted in response to IO failures.
action: Make sure the affected devices are connected, then run 'zpool clear'.
see: http://www.sun.com/msg/ZFS-8000-HC
scrub: scrub completed after 0h0m with 0 errors on Tue Feb 2 13:08:42 2010
config:
NAME STATE READ WRITE CKSUM
tank UNAVAIL 0 0 0 insufficient replicas
c1t0d0 ONLINE 0 0 0
c1t1d0 UNAVAIL 4 1 0 cannot open
errors: Permanent errors have been detected in the following files:
/tank/data/aaa
/tank/data/bbb
/tank/data/ccc
|
Uma mensagem semelhante também é exibida pelo fmd no console do sistema e no arquivo /var/adm/messages. Estas mensagens também podem ser rastreadas através do comando fmdump.
Para obter mais informações sobre a interpretação dos erros de corrupção de dados, consulte Identificando o tipo de corrupção de dados.