É possível utilizar o comando zfs rollback para descartar todas as alterações feitas ao sistema de arquivos desde a criação de um instantâneo específico. O sistema de arquivos volta ao estado que se encontrava no momento em que o instantâneo foi realizado. Por padrão, o comando só pode reverter um instantâneo ao instantâneo mais recente.
Para reverter a um instantâneo anterior, todos os instantâneos intermediários devem ser destruídos. Os instantâneos anteriores podem ser destruídos especificando a opção -r.
Se os instantâneos intermediários possuírem clones, a opção -R também deve ser especificada para destruí-los.
Se o sistema de arquivos que deseja reverter estiver atualmente montado, ele será desmontado e remontado. Se o sistema de arquivos não puder ser desmontado, a reversão falhará. A opção -f obriga o sistema de arquivos a ser desmontado, se necessário.
No exemplo abaixo, o sistema de arquivos tank/home/ahrens é revertido ao instantâneo tuesday:
# zfs rollback tank/home/ahrens@tuesday cannot rollback to 'tank/home/ahrens@tuesday': more recent snapshots exist use '-r' to force deletion of the following snapshots: tank/home/ahrens@wednesday tank/home/ahrens@thursday # zfs rollback -r tank/home/ahrens@tuesday |
Neste exemplo, os instantâneos wednesday e thursday são destruídos porque você reverteu para o instantâneo tuesday.
# zfs list -r -t snapshot -o name,creation tank/home/ahrens NAME CREATION tank/home/ahrens@now Wed Jun 30 16:16 2010 |