Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Usando um volume ZFS como um destino iSCSI Solaris

É possível criar facilmente um volume do ZFS como um destino iSCSI, definindo a propriedade shareiscsi no volume. Por exemplo:


# zfs create -V 2g tank/volumes/v2
# zfs set shareiscsi=on tank/volumes/v2
# iscsitadm list target
Target: tank/volumes/v2
    iSCSI Name: iqn.1986-03.com.sun:02:984fe301-c412-ccc1-cc80-cf9a72aa062a
    Connections: 0

Depois da criação do destino iSCSI, configure o iniciador iSCSI. Para obter mais informações sobre iniciadores e destinos iSCSI Solaris, consulte o Capítulo 14, Configuring Oracle Solaris iSCSI Targets and Initiators (Tasks), no System Administration Guide: Devices and File Systems.


Observação –

Os destinos iSCSI Solaris também podem ser criados e gerenciados com o comando iscsitadm. Se definir a propriedade shareiscsi em um volume ZFS, não use o comando iscsitadm para criar o mesmo dispositivo de destino. Caso contrário, você cria informações de destino duplicadas para o mesmo dispositivo.


Um volume do ZFS, como um destino iSCSI, é gerenciado da mesma forma que qualquer outro conjunto de dados do ZFS. No entanto, as operações rename, export e import funcionam um pouco diferente nos destinos iSCSI.

Todas as informações de configuração do destino iSCSI são armazenadas com o conjunto de dados. Assim como um sistema de arquivos compartilhado NFS, um destino iSCSI que é importado em um sistema diferente é compartilhado apropriadamente.