Versão 10 10/08 do Solaris: nessa versão, o ZFS responde de maneira mais eficiente aos dispositivos removidos e pode agora identificar automaticamente dispositivos que são inseridos.
Você pode substituir um dispositivo atual por um dispositivo equivalente, sem precisar usar o comando zpool replace.
A propriedade autoreplace controla a substituição automática de dispositivos. Se for definido como off, a substituição do dispositivo deve ser iniciada pelo administrador utilizando o comando zpool replace. Se for definido como on, qualquer dispositivo novo encontrado no mesmo local físico de um dispositivo que antes pertencia ao conjunto será automaticamente formatado e substituído. O comportamento padrão é off.
O estado do conjunto de armazenamento REMOVED é fornecido quando um dispositivo ou de reserva tiver sido fisicamente removido enquanto o sistema estava em execução. Um dispositivo de reserva é substituído pelo dispositivo removido, se disponível.
Se um dispositivo for removido e depois inserido, o dispositivo será colocado on-line. Se um de reserva foi ativado quando o dispositivo foi reinserido, o de reserva é removido quando a operação on-line for concluída.
Quando os dispositivos são removidos ou inseridos, a detecção automática depende do hardware e pode não ser suportada em todas as plataformas. Por exemplo, os dispositivos USB são configurados automaticamente ao serem inseridos. No entanto, você pode ter que usar o comando cfgadm -c configure para configurar uma unidade SATA.
Os de reservas são verificados periodicamente para garantir que estejam on-line e disponíveis.
Para mais informações, consulte zpool(1M).