Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Gerenciando propriedades do pool de armazenamento do ZFS

Você pode usar o comando zpool get para exibir as informações das propriedades do pool. Por exemplo:


# zpool get all mpool
NAME  PROPERTY       VALUE       SOURCE
pool  size           68G         -
pool  capacity       0%          -
pool  altroot        -           default
pool  health         ONLINE      -
pool  guid           601891032394735745  default
pool  version        22          default
pool  bootfs         -           default
pool  delegation     on          default
pool  autoreplace    off         default
pool  cachefile      -           default
pool  failmode       wait        default
pool  listsnapshots  on          default
pool  autoexpand     off         default
pool  free           68.0G       -
pool  allocated      76.5K       -

As propriedades do pool de armazenamento podem ser definidas com o comando zpool set. Por exemplo:


# zpool set autoreplace=on mpool
# zpool get autoreplace mpool
NAME  PROPERTY     VALUE    SOURCE
mpool autoreplace  on       default
Tabela 4–1 Descrições das propriedades do pool do ZFS

Nome da propriedade 

Tipo 

Valor padrão 

Descrição 

alocados

Sequência de caracteres 

N/D 

Valor de somente leitura que identifica a quantidade de espaço de armazenamento dentro do conjunto que foi fisicamente alocado.

altroot

Sequência de caracteres 

off

Identifique um diretório raiz alternativo. Se definido, este diretório é anteposto a quaisquer pontos de montagem dentro do pool. Esta propriedade pode ser utilizada ao examinar um conjunto desconhecido, se os pontos de montagem não forem de confiança ou em um ambiente de inicialização alternativo no qual os caminhos típicos não são válidos.

autoreplace

Booleano 

off

Controla a substituição automática do dispositivo. Se for definido como desativado, a substituição do dispositivo deve ser iniciada pelo administrador utilizando o comando zpool replace. Se for definido como ativado, qualquer dispositivo novo encontrado no mesmo local físico que um dispositivo que antes pertencia ao conjunto será automaticamente formatado e substituído. A abreviação da propriedade é replace.

bootfs

Booleano 

N/D 

Identifica o conjunto de dados inicializável padrão do pool raiz. Esta propriedade é tipicamente definida pelos programas de instalação e atualização.

cachefile

Sequência de caracteres 

N/D 

Controla onde as informações de configuração do conjunto são armazenadas. Todos os pools no cache são automaticamente importados quando o sistema é reinicializado. Entretanto, os ambientes de instalação e cluster podem precisar armazenar em cache essas informações em um local diferente, de forma que os conjuntos não sejam automaticamente importados. É possível definir esta propriedade para efetuar cache das informações de configuração do conjunto em um local diferente. Esta informação pode ser importada mais tarde ao utilizar o comando zpool import - c. Para a maioria das configurações ZFS, esta propriedade não é utilizada.

capacity

Número 

N/D 

Valor somente leitura que identifica a porcentagem de espaço usado do pool.

A abreviatura da propriedade é cap.

delegation

Booleano 

on

Controla se um usuário não-privilegiado pode obter permissões de acesso definidas para o conjunto de dados. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 9Administração delegada de ZFS.

failmode

Seqüência 

wait

Controla o comportamento do sistema se uma falha catastrófica do conjunto ocorrer. Esta situação é causada normalmente pela perda de conectividade com o dispositivo ou dispositivos de armazenamento subjacentes ou por uma falha de todos os dispositivos do conjunto. O comportamento de tal evento é determinado por um dos valores a seguir:

  • espera: bloqueia todos os acessos de E/S ao conjunto até que a conectividade com o dispositivo seja restaurada e os erros sejam apagados com o comando zpool clear. Neste estado, operações E/S para o conjunto são bloqueadas, mas operações de leitura podem ter êxito. Um conjunto é mantido no estado espera até que o problema do dispositivo seja resolvido.

  • continuar: retorna um erro EIO a quaisquer novas solicitações de E/S escritas, mas permite a leitura dos dispositivos com integridade restantes. Quaisquer solicitações escritas que ainda não foram enviadas ao disco podem ser bloqueadas. Depois de reconectar ou substituir o dispositivo, os erros devem ser apagados com o comando zpool clear.

  • pânico: imprime uma mensagem ao console e gera um despejo de memória de sistema.

livre

Sequência de caracteres 

N/D 

Valor de somente leitura que identifica o número de bloqueios dentro do conjunto que não é alocado.

guid

Seqüência 

N/D 

Valor somente leitura que identifica o identificador exclusivo do pool.

health

Seqüência 

N/D 

Valor somente leitura que identifica a integridade atual do pool, como ONLINE, DEGRADED, FAULTED, OFFLINE, REMOVED ou UNAVAIL. propriedade

listsnapshots

Sequência de caracteres 

on

Controla de as informações do instantâneo que estão associadas com este pool são exibidas com o comando zfs list . Se esta propriedade estiver desabilidade, as informações do instantâneo podem ser exibidas com o comando zfs list -t snapshot.

size

Número 

N/D 

Valor somente leitura que identifica o tamanho total do pool de armazenamento.

version

Número 

N/D 

Identifica a versão atual em disco do pool. O método preferido de atualização de pools é com o comando zpool upgrade, embora esta propriedade possa ser usada quando uma versão específica seja necessária para obter a compatibilidade com versões anteriores. Esta propriedade pode ser definida com qualquer número entre 1 e a versão atual informada pelo comando zpool upgrade -v.