Versão 10 10/08 do Solaris: as propriedades do conjunto de armazenamento do ZFS foram introduzidas em uma versão anterior. Essa versão oferece duas propriedades cachefile e failmode.
A seguir, são descritas as novas propriedades do conjunto de armazenamento dessa versão:
A propriedade cachefile: essa propriedade controla onde as informações de configuração do conjunto são armazenadas em cache. Todos os conjuntos no cache são automaticamente importados quando o sistema é inicializado. No entanto, os ambientes de instalação e de cluster podem precisar armazenar em cache essas informações em um local diferente, de forma que os conjuntos não sejam automaticamente importados.
É possível configurar essa propriedade para armazenar em cache a configuração de conjunto em um local diferente que possa ser importado depois, utilizando o comando zpool import -c. Na maioria das configurações ZFS, essa propriedade não seria usada.
A propriedade cachefile não é persistente, não sendo armazenada em disco. Essa propriedade substitui a propriedade temporary, que foi usada para indicar que as informações de pool não deveriam ser armazenadas em cache nas versões anteriores do Solaris.
A propriedade failmode: essa propriedade determina o comportamento de uma falha catastrófica de conjunto devido à perda da conectividade do dispositivo ou à falha de todos os dispositivos no conjunto. A propriedade failmode pode ser configurada com estes valores: wait, continue ou panic. O valor padrão é espera, o que significa que você deve reconectar o dispositivo ou substituir um dispositivo com falha e, em seguida, limpar o erro com o comando zpool clear.
A propriedade failmode é definida como outras propriedades ZFS configuráveis, que podem ser configuradas antes ou depois do conjunto ser criado. Por exemplo:
# zpool set failmode=continue tank # zpool get failmode tank NAME PROPERTY VALUE SOURCE tank failmode continue local |
# zpool create -o failmode=continue users mirror c0t1d0 c1t1d0 |
Para obter uma descrição dessas propriedades, consulte Tabela 4–1.