Durante a instalação inicial do Solaris OS ou depois de efetuar uma migração do Oracle Solaris Live Upgrade de um sistema de arquivos UFS, é criada uma área de permuta em um volume ZFS no conjunto raiz ZFS. Por exemplo:
# swap -l swapfile dev swaplo blocks free /dev/zvol/dsk/rpool/swap 256,1 16 4194288 4194288 |
Durante a instalação inicial do Solaris OS ou do Oracle Solaris Live Upgrade de um sistema de arquivos UFS, é criado um dispositivo de despejo em um volume ZFS no conjunto raiz ZFS. No geral, um dispositivo de despejo não necessita de administração pois é configurado automaticamente no momento da instalação. Por exemplo:
# dumpadm Dump content: kernel pages Dump device: /dev/zvol/dsk/rpool/dump (dedicated) Savecore directory: /var/crash/t2000 Savecore enabled: yes Save compressed: on |
Se desativar e remover o dispositivo de despejo, então é necessário ativá-lo com o comando dumpadm depois de ser recriado. Na maioria dos casos, será necessário apenas ajustar o tamanho do dispositivo de despejo ao utilizar o comando zfs.
Para obter informações sobre os tamanhos dos volumes de permuta e despejo que são criados pelos programas de instalação, consulte Requisitos de instalação do Oracle Solaris e Oracle Solaris Live Upgrade para suporte ZFS.
Os tamanhos do volume de intercâmbio e do volume de dump podem ser ajustados durante e depois da instalação. Para mais informações, consulte Ajustando os tamanhos dos dispositivos de permuta e despejo ZFS.
Considere os problemas a seguir ao trabalhar com dispositivos de permuta e despejo ZFS:
Volumes ZFS separados devem ser utilizados para área de permuta e os dispositivos de despejo.
Atualmente, o uso de um arquivo de intercâmbio em um sistema de arquivos ZFS não é suportado.
Se precisar alterar a área de intercâmbio ou o dispositivo de dump após a instalação ou atualização do sistema, use os comandos swap e dumpadm como nas versões anteriores do Solaris. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 20, Configuring Additional Swap Space (Tasks), no System Administration Guide: Devices and File Systems e o Capítulo 17, Managing System Crash Information (Tasks), no System Administration Guide: Advanced Administration.
Consulte as seções a seguir para mais informações:
Devido às diferenças no modo em que a instalação da raiz ZFS determina o tamanho dos dispositivos de permuta e despejo, pode ser necessário ajustar o tamanho destes dispositivos antes, durante ou depois da instalação.
Você pode ajustar o tamanho dos volumes de intercâmbio e dump durante uma instalação inicial. Para obter mais informações, consulte o Exemplo 5–1.
É possível criar e dimensionar os volumes de permuta e despejo antes de efetuar a operação com o Oracle Solaris Live Upgrade. Por exemplo:
Crie o pool de armazenamento.
# zpool create rpool mirror c0t0d0s0 c0t1d0s0 |
Crie o dispositivo de dump.
# zfs create -V 2G rpool/dump |
Ative o dispositivo de despejo.
# dumpadm -d /dev/zvol/dsk/rpool/dump Dump content: kernel pages Dump device: /dev/zvol/dsk/rpool/dump (dedicated) Savecore directory: /var/crash/t2000 Savecore enabled: yes Save compressed: on |
Selecione um dos procedimentos seguintes para criar uma área de intercâmbio:
SPARC: crie sua área de permuta. Defina o tamanho do bloco em 8 KB.
# zfs create -V 2G -b 8k rpool/swap |
x86: crie a área de permuta. Defina o tamanho do bloco em 4 KB.
# zfs create -V 2G -b 4k rpool/swap |
É preciso ativar a área de permuta quando um novo dispositivo de permuta é adicionado ou alterado.
Adicione uma entrada para o volume de permuta para o arquivo /etc/vfstab.
O Oracle Solaris Live Upgrade não redimensiona os volumes de permuta e despejo existentes.
Você pode redefinir a propriedade volsize do dispositivo de dump após a instalação de um sistema. Por exemplo:
# zfs set volsize=2G rpool/dump # zfs get volsize rpool/dump NAME PROPERTY VALUE SOURCE rpool/dump volsize 2G - |
Você pode redimensionar o volume de intercâmbio, mas até que o CR 6765386 esteja integrado, é melhor remover primeiro o dispositivo de intercâmbio. Em seguida, recrie-lo. Por exemplo:
# swap -d /dev/zvol/dsk/rpool/swap # zfs volsize=2G rpool/swap # swap -a /dev/zvol/dsk/rpool/swap |
Para obter mais informações sobre como remover um dispositivo de permuta em um sistema ativo, consulte este site:
http://www.solarisinternals.com/wiki/index.php/ZFS_Troubleshooting_Guide
Você pode ajustar o tamanho dos volumes de intercâmbio e dump em um perfil do JumpStart usando a sintaxe de perfil semelhante à seguinte:
install_type initial_install cluster SUNWCXall pool rpool 16g 2g 2g c0t0d0s0 |
Neste perfil, duas entradas 2g configuram o tamanho do volume de permuta e volume de despejo como 2 GB cada.
Caso precise de mais espaço de intercâmbio em um sistema que já está instalado, basta adicionar outro volume de intercâmbio. Por exemplo:
# zfs create -V 2G rpool/swap2 |
Então, ative o novo volume de intercâmbio. Por exemplo:
# swap -a /dev/zvol/dsk/rpool/swap2 # swap -l swapfile dev swaplo blocks free /dev/zvol/dsk/rpool/swap 256,1 16 1058800 1058800 /dev/zvol/dsk/rpool/swap2 256,3 16 4194288 4194288 |
Finalmente, adicione uma entrada para o segundo volume de permuta para o arquivo /etc/vfstab.
Revise os itens a seguir se tiver problemas em capturar um despejo de memória de sistema ou em redimensionar o dispositivo de despejo.
Se um despejo de memória não foi criado automaticamente, é possível utilizar o comando savecore para salvar o despejo de memória.
Um volume de despejo é criado automaticamente ao instalar inicialmente um sistema de arquivos raiz ZFS ou migrar para um sistema de arquivos raiz ZFS. Na maioria dos casos, será necessário apenas ajustar o tamanho do volume de despejo se o tamanho do volume padrão for muito pequeno. Por exemplo, em um sistema de memória grande, o tamanho do volume de despejo é aumentado para 40 GB, como a seguir:
# zfs set volsize=40G rpool/dump |
Redimensionando um volume de despejo grande pode ser um processo demorado.
Se, por qualquer razão, é necessário ativar um dispositivo de despejo depois de criar um dispositivo de despejo manualmente, utilize a sintaxe semelhante à seguinte:
# dumpadm -d /dev/zvol/dsk/rpool/dump Dump content: kernel pages Dump device: /dev/zvol/dsk/rpool/dump (dedicated) Savecore directory: /var/crash/t2000 Savecore enabled: yes |
Um sistema com memória de 128 GB ou maior precisará de um dispositivo de despejo maior que o dispositivo de despejo que foi criado por padrão. Se o dispositivo de despejo for muito pequeno para capturar um despejo de memória existente, uma mensagem semelhante à seguinte é exibida:
# dumpadm -d /dev/zvol/dsk/rpool/dump dumpadm: dump device /dev/zvol/dsk/rpool/dump is too small to hold a system dump dump size 36255432704 bytes, device size 34359738368 bytes |
Para informações sobre dimensionar os dispositivos de permuta e despejo, consulte Planning for Swap Space no System Administration Guide: Devices and File Systems.
Não é possível, atualmente, adicionar um dispositivo de despejo a um grupo com vários dispositivos de primeiro nível. Você verá uma mensagem semelhante a esta:
# dumpadm -d /dev/zvol/dsk/datapool/dump dump is not supported on device '/dev/zvol/dsk/datapool/dump': 'datapool' has multiple top level vdevs |
Adicione o dispositivo de despejo ao conjunto raiz, que não pode possuir vários dispositivos de primeiro nível.