Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Palavras-chave do JumpStart para ZFS

Em um perfil específico do ZFS são permitidas as seguintes palavras-chave:

auto

Especifica automaticamente o tamanho dos segmentos do grupo, do volume de permuta ou do volume de despejo. O tamanho do disco é verificado para comprovar que o tamanho mínimo pode ser alojado. Se o tamanho mínimo puder ser acomodado, o maior tamanho possível do conjunto é alocado, dadas as limitações, como o tamanho dos discos, os segmentos preservados, e assim por diante.

Por exemplo, se especificar c0t0d0s0, o segmento de conjunto raiz é criado com o maior tamanho possível tanto se especificar a palavra-chave all quanto auto. Ou é possível especificar um tamanho determinado para o segmento ou para o volume de permuta ou despejo.

A palavra-chave auto funciona de forma semelhante à palavra-chave all quando utilizada com um conjunto raiz ZFS porque os conjuntos não têm espaço não utilizado.

bootenv

Identifica as características do ambiente de inicialização.

Use a seguinte sintaxe da palavra-chave bootenv para criar um ambiente de raiz ZFS inicializável:

bootenv installbe bename BE-name [ dataset mount-point]

installbe

Cria um novo BE identificado pela opção bename e pela entrada nome-do-BE e o instala.

bename nome-do-BE

Identifica o nome-do-BE a ser instalado.

Se bename não for usado com a palavra-chave pool, é criado um BE padrão.

dataset mount-point

Use a palavra-chave dataset opcional para identificar o conjunto de dados /var, que é diferente do conjunto de dados raiz. O valor do mount-point está atualmente limitado a /var. Por exemplo, a linha de sintaxe de bootenv de um conjunto de dados /var diferente é semelhante à seguinte:


bootenv installbe bename zfsroot dataset /var
pool

Define o novo pool raiz que será criado. Deve ser fornecida a seguinte sintaxe da palavra-chave:


pool poolname poolsize swapsize dumpsize vdevlist
poolname

Identifica o nome do pode que será criado. O pool é criado com o tamanho especificado e com os dispositivos físicos especificados (vdevs). O valor poolname não deve identificar o nome de um conjunto existente ou o conjunto existente será substituído.

poolsize

Especifica o tamanho do pool que será criado. O valor pode ser auto ou existing. O valor auto aloca o maior tamanho possível do conjunto, dadas as limitações, como o tamanho dos discos, os segmentos preservados e assim por diante. O valor existing significa que os limites dos segmentos existentes com tal nome são preservados ou substituídos. O tamanho adotado é em MB, a menos que esteja especificado por g (GB).

swapsize

Especifica o tamanho do volume de intercâmbio que será criado. O valor autosignifica que o tamanho de permuta padrão é utilizado. É possível especificar um tamanho com um valor size. O tamanho adotado é em MB, a menos que estiver especificado por g (GB).

dumpsize

Especifica o tamanho do volume de dump que será criado. O valor autosignifica que o tamanho de permuta padrão é utilizado. É possível especificar um tamanho com um valor size. O tamanho presumido é em MB, a menos que esteja especificado por g (GB).

vdevlist

Especifica um ou mais dispositivos que serão usados para criar o pool. O formato de vdevlist é o mesmo que o formato do comando zpool create. Atualmente, somente as configurações espelhadas são suportadas quando vários dispositivos são especificados. Os dispositivos de vdevlist devem ser segmentos para o conjunto raiz. O valor any significa que o software de instalação seleciona um dispositivo adequado.

É possível espelhar quantos discos quiser, mas o tamanho do conjunto criado é determinado pelo menor dos discos especificados. Para obter mais informações sobre a criação de pools de armazenamento espelhados, consulte Configuração de pool de armazenamento espelhado.