Este procedimento explica como configurar um sistema de arquivos raiz ZFS e a configuração da raiz de região ZFS que pode ser atualizada ou ter patches instalados. Nesta configuração, as raízes de região ZFS são criadas como conjuntos de dados ZFS.
Nas etapas a seguir, o nome do conjunto de exemplo é rpool e o nome de exemplo do ambiente de inicialização ativo é s10BE*. O nome do conjunto de dados das regiões pode ser qualquer nome de conjunto de dados permitido. No exemplo a seguir, o nome do conjunto de dados das regiões é regiões.
Instale o sistema com uma raiz ZFS utilizando o instalador de texto interativo Solaris ou o método de instalação Solaris JumpStart.
Para informações sobre a instalação de um sistema de arquivos raiz ZFS utilizando o método da instalação inicial ou o método Solaris JumpStart, consulte Instalando um sistema de arquivos raiz ZFS (Instalação inicial) ou Instalando um sistema de arquivos raiz ZFS (instalação Oracle Solaris JumpStart).
Inicialize o sistema a partir do conjunto raiz recém-criado.
Crie um conjunto de dados para agrupar as raízes da região.
Por exemplo:
# zfs create -o canmount=noauto rpool/ROOT/s10BE/zones |
Definir o valor canmount para a propriedade noauto impede que o conjunto de dados seja montado de forma diferente da ação explícita do Oracle Solaris Live Upgrade e do código de inicialização do sistema.
Monte o conjunto de dados de regiões recém-criado.
# zfs mount rpool/ROOT/s10BE/zones |
O conjunto de dados é montado em /zones.
Crie e monte um conjunto de dados para cada raiz de região.
# zfs create -o canmount=noauto rpool/ROOT/s10BE/zones/zonerootA # zfs mount rpool/ROOT/s10BE/zones/zonerootA |
Defina as permissões apropriadas no diretório raiz da região.
# chmod 700 /zones/zonerootA |
Configure a região, definindo o caminho da região da seguinte forma:
# zonecfg -z zoneA zoneA: No such zone configured Use 'create' to begin configuring a new zone. zonecfg:zoneA> create zonecfg:zoneA> set zonepath=/zones/zonerootA |
Você pode ativar as regiões para que se inicializem automaticamente quando o sistema for inicializado usando a seguinte sintaxe:
zonecfg:zoneA> set autoboot=true |
Instale a região.
# zoneadm -z zoneA install |
Inicialize a região.
# zoneadm -z zoneA boot |